Tempo - Tutiempo.net

Anvisa aprova mudanças em rótulos de alimentos: veja como vai ficar

O jeito que você vê os alimentos nos mercados vai mudar. Por unanimidade, a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira, 7, a nova norma sobre rótulo nutricional de alimentos. Agora, as embalagens vão destacar quando houver excesso de substâncias que podem fazer mal à saúde, como açúcar, gordura e sódio.

Essas informações nutricionais importantes estarão na parte da frente da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo olhar.

A ideia da mudança dos rótulos é dar mais clareza e legibilidade às informações nutricionais e auxiliar o consumidor a ter escolhas alimentares mais conscientes.

Confira abaixo os modelos que aparecerão nos rótulos dos alimentos:

Mudança também na tabela nutricional

A Tabela de Informação Nutricional também passará por mudanças. Terá apenas letras pretas e fundo branco. Segundo a Anvisa, o objetivo é afastar a possibilidade de uso de contrates que atrapalhem na legibilidade das informações.

Outra mudança é que agora também será obrigatória a identificação de açúcares totais e a quantidade que foi adicionada ao produto. Também haverá a declaração do valor energético e nutricional por 100 g ou 100 ml.

Além disso, a tabela deverá ficar próxima da lista de ingredientes e em superfície contínua, não sendo aceitas quebras. Ela não poderá ser apresentada em áreas encobertas, locais deformados ou regiões de difícil visualização.

A exceção fica para os produtos pequenos (área de rotulagem inferior a 100 cm²), em que a tabela poderá ser apresentada em partes encobertas, desde que acessíveis.

A nova regra será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União e começará a valer em dois anos.

Divulgação/Anvisa

OUTRAS NOTÍCIAS