Tempo - Tutiempo.net

As Américas terão até 4 milhões de casos de zika em 2016

O olho da Zika

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a Prganização Mundial da Saúde (OMS) anunciaram nesta quinta-feira (28) a criação de um Comitê de Emergência para orientar sobre formas de lidar com o zika vírus, que já atinge 23 países.

Para a diretora-geral da organização, a doença “se propaga de maneira explosiva”. O número de casos, estima a organização, pode chegar a 4 milhões nas Américas.

“O vírus foi detectado ano passado na região das Américas, onde se propaga de maneira explosiva”, afirmou Margaret Chan durante uma reunião para os Estados-membros da organização em Genebra, na Suíça, de acordo com a agência France Presse.

A Opas destacou que a instituição teme o registro de 3 a 4 milhões de casos da doença apenas nas Américas.

Destes, 1,5 milhão deve ocorrer no Brasil.

Atualmente, casos foram notificados em 23 países e territórios na região.

O nível de alerta é extremamente alto. O comitê vai se encontrar em Genebra em 1º de fevereiro.

Segundo Marcos Espinal, diretor de Doenças Comunicáveis e Análise de Saúde da OMS, o nível de emergência é alto, e países não podem esperar para agir, pois a epidemia vai se espalhar para fora das Américas.

“Devemos assumir que isso vai para todo lugar, não devemos esperar para agir”, disse Espinal.

“Precisamos ter controle de vetores agressivo nesses países, onde nem o mosquito nem a população haviam sido expostos a esse vírus antes e, por isso, têm baixa imunidade.”

Margaret Chan disse ainda que eventos climáticos alimentados pelo El Niño, que levam chuva e calor a áreas mais extensas, vão contribuir para espalhar a doença. A pedido dos países membros, a organização promove uma sessão informativa sobre o vírus.

Gláucia Lima/cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS