Tempo - Tutiempo.net

As câmeras de segurança também usadas no combate a Dengue em Feira de Santana

Vídeo monitoramento localiza focos

A tecnologia passa a ser usada em Feira de Santana como aliada no combate aos focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), com as câmeras de vídeo-monitoramento passando a vasculhar e identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso.

Instaladas em locais estratégicos e espalhadas pela cidade, as câmeras de vídeo-monitoramento estão sendo utilizadas para realizar a varredura, dentro do seu foco, em locais abertos, quintais, telhados e lajes.

Estão sendo observadas as condições de piscinas e tanques, além de vasilhames e lixo, alertando quanto a necessidade de manutenção ou mesmo de fechamento das tampas.

A iniciativa, conforme o secretário da Seprev, Mauro Moraes, já vem sendo empregada desde quinta-feira, 07.

Até então já foram identificados 17 pontos de foco do mosquito aedes aegypti, tanto em prédios quanto ao ar livre, a exemplo de veículos abandonados ao longo da BR-116 Norte, imediações do bairro Parque Ipê.

As imagens são encaminhadas para a Secretaria Municipal de Saúde, que encaminha profissionais aos locais para fiscalização e notificação.

Ao todo são 185 câmeras de vídeo-monitoramento que estão sendo utilizadas no serviço, uma ideia foi sugerida pelo guarda municipal Elmo Rosário, vem dando bons resultados.

OUTRAS NOTÍCIAS