Às vésperas do fim, vacinação contra gripe na Bahia atinge apenas 34,42% de público-alvo

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

A vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (9) em todo o país. Na Bahia, até o momento só 34,42% ou 1.008.262 pessoas foram imunizadas. O percentual está bem abaixo de atingir 90% do público estimado de 2.929.457 pessoas do estado.

 

No ano passado, em toda a campanha foram imunizadas 1.929.877 ou 85,84% do público previsto, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De acordo com a pasta estadual, ações na mídia têm sido feitas para reforçar o interesse dos grupos envolvidos, mas a principal responsabilidade fica a cargo das prefeituras. Nesse ano, o Ministério da Saúde estendeu a vacinação para crianças de seis meses até cinco anos.

 

Também fazem parte do grupo prioritário pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê até 45 dias após o parto); população carcerária; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais e indígenas.

 

Em Salvador, a vacinação também tem sido baixa. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou nesta quarta-feira (7) que pouco mais de 130 mil (das 617 mil previstas) pessoas tinham sido vacinadas, o que equivale a 21% do público estimado.

 

Neste ano, a capital baiana já registrou 17 casos com uma morte por complicações da gripe. Em 2013 em toda a Bahia foram registrados 495 casos, com 39 mortes confirmadas. De acordo com a Sesab, até o momento não há informação sobre prorrogação da data de encerramento da campanha. A vacina é administrada em postos de saúde dos municípios. 

Fonte: Redação Cl Jornal/ BN/ Foto: web.

OUTRAS NOTÍCIAS