Tempo - Tutiempo.net

Ato trivial como lavar as mãos com água e sabão está fora de alcance de bilhões de pessoas/ Sérgio Jones *

O simples ato de lavar as mãos com sabão, pode ser considerado um ato comum e até mesmo trivial para alguns, por ser uma das coisas mais baratas e eficazes que você pode fazer para proteger a si e os outros do coronavírus, bem como contra muitas outras doenças infecciosas. Está longe e fora do alcance de bilhões de pessoas. Quem diz isso é o diretor de Programas do UNICEF, Sanjay Wijesekera.

Em muitas partes do mundo, crianças, pais, professores, profissionais de saúde e outros membros da comunidade não têm acesso a instalações básicas para lavar as mãos em casa, em instalações de saúde, escolas ou em outros lugares.

Estimativas mais recentes indicam que 40% da população mundial, ou 3 bilhões de pessoas, não tem lavatório com água e sabão em casa. Quase três quartos das pessoas nos países menos desenvolvidos também padecem do mesmo problema.

Na área de saúde a situação também não é das melhores, neste estabelecimento cerca de 16% não dispõem banheiros funcionais ou instalações para lavar as mãos nos pontos de atendimento onde os pacientes são tratados.

Entretanto, apontam especialistas, as populações urbanas estão particularmente expostas a correr riscos maiores com relação a infecções respiratórias virais. Depondo contra se a densidade populacional e a reuniões públicas mais frequentes em espaços lotados, como mercados, transporte público ou locais de culto religioso.

Um alerta especial para pessoas que habitam favelas urbanas pobres – a pior forma de assentamento informal – estão particularmente em risco. Como resultado, lavar as mãos se torna ainda mais importante.

Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

OUTRAS NOTÍCIAS