Tempo - Tutiempo.net

Butantan suspende produção de vacina por falta de matéria prima

Vacina - falta insumos

O Instituto Butantan anunciou a suspensão do envase de doses da vacina CoronaVac depois do atraso na chegada de matéria-prima que vem da China.

O instituto disse que está negociando com o governo chinês para receber as novas remessas.

De acordo com o instituto, toda a matéria-prima da vacina que veio da China já foi envasada.

Neste momento, é  aguardado mais matéria-prima. Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, a paralisação temporária não afetará o cronograma das entregas prometidas ao Ministério da Saúde.

“Todas as doses provenientes do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) recebido da China já foram envasadas. Neste momento, cerca de 2,5 milhões de vacinas encontram-se em processo de inspeção de controle de qualidade – parte integrante do processo produtivo – para serem entregues na semana que vem ao Programa Nacional de Imunizações.

Desde janeiro o Butantan já entregou 38,2 milhões de doses da vacina ao país. Com uma nova remessa de IFA, prevista para a próxima semana, será possível integralizar todas as 46 milhões de doses referentes ao primeiro contrato com o Ministério da Saúde até o dia 30 de abril”, diz nota oficial do instituto.

“A matéria prima está pronta para o embarque na China, houve um problema no embarque. Não há anormalidade. Não há retenção de vacina da China. Não há nenhum ruído de comunicação entre o Brasil e a China nem entre o Butantan e a Sinovac”, garante Dimas Covas.

De acordo com o diretor do instituto, o que aconteceu foi um adiantamento da entrega de março e, agora, não vai ser possível realizar o mesmo para a entrega de abril:

“Não vamos conseguir neste momento fazer o adiantamento, porque precisaria de mais IFA. Só vamos conseguir a partir de maio”.

Com informações do Butantan

OUTRAS NOTÍCIAS