Tempo - Tutiempo.net

Cachorro é diagnosticado com coronavírus em Belo Horizonte

Cachorro com covid-19

Um cachorro da raça boxer foi diagnosticado com coronavírus em Belo Horizonte. A descoberta foi feita por cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais, que desenvolvem uma pesquisa financiada pelo CNPq e pelo  Ministério da Saúde sobre o comportamento do vírus em animais.

O cão que testou positivo vive com uma família que estava contaminada com a covid-19. O animal não apresentou sintomas.

De acordo com o professor que coordena pesquisa, David Soeiro, do Laboratório de Epidemiologia e Controle de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, os resultados do estudo reforçam a ideia de que os animais podem ser contaminados no convívio com os humanos, e não o inverso.

Para pessoas contaminadas com a covid-19, o professor recomenda evitar dormir com os animais para não transmitir o vírus para eles.

Este é o primeiro caso de animal de estimação diagnosticado com o coronavírus em Belo Horizonte, mas não é o único no Brasil.

Desde o início da pandemia, já foram confirmados 11 testes positivos de covid-19 já em animais. Além do cachorro em Belo Horizonte, foram infectados um gato em Cuiabá; quatro cães e um gato em Curitiba; dois gatos no Recife e um cão e um gato em Campo Grande.

Todos os casos foram notificados aos órgãos oficiais, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Organização Mundial de Saúde Animal.

Além de Belo Horizonte, outras cinco capitais integram a rede de estudo sobre as relações de transmissão do vírus entre pessoas e animais. São elas: Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Recife (PE), São Paulo (SP) e Cuiabá (MT).

Como cuidar de cachorros e gatos durante isolamento.

Cachorros e gatos podem ser infectados ou transmitir o novo coronavírus a humanos? Devo parar de passear com meu bichinho de estimação durante o período de isolamento? Posso ir ao veterinário? Nos últimos dias, foram muitas as dúvidas da população sobre a relação entre a covid-19 e os animais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que não há evidência significativa de que animais de estimação possam ficar doentes ou transmitir o novo coronavírus (covid-19), até o momento. No entanto, a recomendação é que pessoas infectadas evitem o contato com seus cães e gatos, estabelecendo a quarentena de convivência com eles.

Fake news também foram compartilhadas nas redes sociais sobre supostas vacinas caninas contra coronavírus. O Conselho Federal de Medicina Veterinária esclarece, em um vídeo, que existe o coronavírus canino, que atinge o trato gastrointestinal de cães, podendo desencadear um processo de diarreia e vômito, mas o homem é resistente a esse vírus.

As vacinas múltiplas, como a V-8 e a V-10, imunizam o cachorro contra o corononavírus canino. Essas vacinas não podem ser aplicadas em humanos e não são eficazes contra a covid-19.

O conselho também reitera a importância dos serviços veterinários e de nutrição animal para a saúde pública, especialmente na prevenção de doenças, no gerenciamento de emergências e enfrentamento de pandemias.

Por isso, até segunda ordem, os médicos-veterinários podem manter o atendimento normal em clínicas e hospitais veterinários, mas com algumas ressalvas.

Quais os motivos que levam os cães e gatos a pegar o vírus, mas não transmitir?

Camila Araujo Figueiredo: De acordo com os estudos mais recentes realizados em vários países, ainda não há comprovações de que os cães e gatos possam ser infectados com o vírus e muito menos de que são transmissores.

Fato que a medicina veterinária já previa, pois os agentes causadores de coronavírus nesses animais são considerados espécie-específicos, ou seja, cada espécie de vírus possui receptores exclusivos para cada espécie animal.

Sendo o vírus da espécie CCoV específico para cães, o vírus FCoV específico para gatos e o vírus da espécie SARS-CoV 2 (causador da covid-19) específico para humanos. Contudo, os animais podem carrear uma carga viral, mesmo que mínima, para diferentes ambientes.

Posso levar meu cachorro para passear na rua ou deve ser isolado também? E para as pessoas diagnosticadas com coronavírus?

Camila Araujo Figueiredo: Por serem possíveis carreadores do vírus pelo ambiente, não é recomendado sair com animais para passeios, respeitando também a orientação de isolamento social, porém, pessoas saudáveis podem realizar passeios de curto período e distância, apenas para atender às necessidades fisiológicas.

É importante evitar contato com outros animais e pessoas, buscando lugares menos aglomerados e os horários mais vazios.

Todas as pessoas com sintomas de gripe/resfriado e diagnosticadas com covid-19 devem evitar contato com os animais.

A lavagem das mãos é indicada antes e depois do contato com os pets e somente se o contato for realmente necessário. Além de uso recorrente do álcool em gel e máscara.

Se o animal não transmite nem pega a covid-19, por que não posso ficar perto dele se eu estiver com o coronavírus?

Conselho Federal de Medicina Veterinária: Realmente, não há comprovação científica de que o animal transmita a covid-19, mas o tutor infectado, ao espirrar ou tossir, poderá espalhar partículas com vírus na pelagem do animal.

Até o momento, não há informações de que o animal em si desenvolva a doença, mas se o pelo estiver contaminado e outra pessoa o tocar, não há garantia de que não haverá transmissão.

Nesse momento de incertezas, todo cuidado faz a diferença para evitar o contágio.

Qual procedimento antes e após a saída com o bichinho na rua? É necessário higienizar as patas do cachorro?

Camila Araujo Figueiredo: Além das medidas básicas de higiene recomendadas às pessoas, o tutor deve desinfetar todas as áreas da casa o máximo de vezes que puder, inclusive aquelas que os animais mais frequentam.

As patas dos animais podem ser limpas com produtos específicos de higiene animal.

Se precisar levar meu animal de estimação ao veterinário nesta época, quais os cuidados necessários?

Camila Araujo Figueiredo: Sempre evitar aglomerações, agendando a consulta por telefone ou celular para fugir de filas, levando o pet ao veterinário sem familiares ou amigos como companhias.

Lembrando que consultas veterinárias virtuais são proibidas pelo Código de Ética do Médico Veterinário, sendo necessária a presença do tutor e seu animal na clínica, hospital ou pedido de consulta veterinária domiciliar.

Como devem ser as consultas veterinárias em domicílio?

Conselho Federal de Medicina Veterinária: Os médicos-veterinários devem redobrar os cuidados com a higiene; usar o máximo de material descartável possível, inclusive o jaleco; e reservar os resíduos para dar a destinação adequada, especialmente o material biológico.

Assim como no atendimento em clínicas, orientar que apenas um tutor acompanhe a consulta para evitar concentração de pessoas.

Meu animal está internado. Posso visitá-lo?

Conselho Federal de Medicina Veterinária: Durante o período crítico de surto do coronavírus, recomenda-se que os tutores evitem visitar os animais internados.

Também sugere-se que os serviços que não são de urgência e emergência sejam reprogramados, para não haver uma exposição desnecessária nesse momento crítico de propagação do novo coronavírus.

RCL

OUTRAS NOTÍCIAS