Tempo - Tutiempo.net

Carnaval da Bahia terá testagem de ISTs e distribuição de 1 milhão de preservativos

Testagens serão realizadas durante o carnaval 2024l

Todo mundo quer se divertir e ser feliz no Carnaval, mas, é preciso se proteger para que a felicidade não se torne um problema de saúde.

Dentre as ações do Governo da Bahia no Carnaval, por meio da Secretaria da Saúde de Estado (Sesab), está a testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em estandes em circuitos de Salvador e em Porto Seguro e a distribuição de 1 milhão de preservativos.

“O trabalho do Governo da Bahia é de assistência e também de prevenção. Com nossos estandes no Carnaval, estamos atendendo às duas frentes. Distribuiremos preservativos, testamos as pessoas e, em caso de um resultado positivo, ela já recebe assistência ali mesmo.

É uma forma, inclusive, de cuidar da saúde mental das pessoas, que podem ser impactadas por um resultado positivo inesperado. No posto, ela já terá toda a assistência para iniciar o tratamento”, explica a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Em Salvador, os postos de testagem serão montados na Av. Milton Santos, em Ondina, e na Av. Centenário, na Barra e, em Porto Seguro, na Passarela do Descobrimento.

Cada estande terá a capacidade de realizar 1 mil testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais por dia. Em caso de resultado positivo, a pessoa terá a assistência social no posto e já sairá do circuito com encaminhamento médico.

A novidade de 2024 é que, em caso positivo de sífilis, o tratamento já será iniciado no estande, com a aplicação de penicilina benzatina.

Os postos contarão também com preservativos à disposição do público e material informativo sobre ISTs. A campanha não se limita aos estandes. Tanto os preservativos como o informe serão distribuídos nos circuitos do Carnaval.

Com informação da Sesab

OUTRAS NOTÍCIAS