Tempo - Tutiempo.net

Casos de covid-19 avançam em 9 capitais e ocupação de UTIs dispara

Covid-19 avança

Especialistas alertam que o aumento de casos pode levar à chegada de uma segunda onda da pandemia no país

Nos últimos meses, o Brasil tem conseguido manter a curva de estabilidade de novos do novo coronavírus, mas especialistas em saúde alertam que nove estados voltaram a registrar aumento preocupante no número de internações decorrentes da covid-19.

Levantamento do sistema InfoGripe, publicado nesta sexta-feira, 13, pelo jornal O Globo, aponta uma forte tendência (superior a 95%) de avanço da pandemia em Florianópolis (SC), João Pessoa (PB) e Maceió (AL).

Os dados apontam ainda que houve uma probabilidade moderada de crescimento (maior que 75%) da covid-19 em Belém (PA), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Natal (RN), Salvador (BA) e São Luís (MA).

De acordo com coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, “o Brasil voltou cedo demais à normalidade”, em referência à flexibilização do isolamento social com a abertura de diversas atividades.

“Por isso, nossa segunda onda pode ser mais grave do que a vista na Europa. Lá, o número de casos foi bastante reduzido até a pandemia atingir novamente a população.

Aqui, nunca chegamos a um índice confortável, estacionamos em um nível alto. Então, se houvesse uma nova leva da doença, ela nos pegaria no meio de uma pista, e não no começo”.

Taxa de ocupação de UTI em SP

O aumento de novas infecções já reflete nas internações. Segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha, na rede municipal de saúde de São Paulo a taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 95% na última quarta-feira, 11, com 239 pacientes internados, o maior número desde o início da pandemia, em março.

Na rede privada, o aumento no número de internações por covid-19 também é preocupante. O Hospital Sírio-Libanês, que atende à população com alto poder aquisitivo, teve picos de até 120 internações em abril e viu o número cair para 80 em outubro. Agora, subiu outra vez para 120. Do total de doentes, 50 estão em UTI.

Já o HCor chegou a internar cem pessoas por covid-19 nos meses de pico. O número caiu para 18 —e agora voltou a subir, para em torno de 30.

RCL

OUTRAS NOTÍCIAS