Tempo - Tutiempo.net

Casos de sífilis aumentam em Feira e deixa preocupa especialistas

Os números de diagnósticos de pessoas portadoras da sífilis, doença sexualmente transmissível, vêm aumentando em Feira de Santana, seguindo uma tendência nacional. O alerta foi emitido em capacitação realizada pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica para os enfermeiros responsáveis das unidades de saúde do município, nesta quarta-feira, 2.

De janeiro até o mês de outubro já foram diagnosticados 150 casos em pessoas adultas. A quantidade deve ultrapassar os dados de 2014, que foi de 178 casos. Somente na terça-feira, 1º de dezembro, 150 pessoas realizaram o teste rápido para DST/Aids. Destes, 15 apresentaram o vírus da sífilis, o que dá 10 por cento. Com isso, em 2015 já chega a 165 casos.

Os dados foram apresentados pela enfermeira supervisora do Programa DST/HIV/Aids de Feira de Santana, Caroline Oliveira. “Os dados comprovam que os números de nossa cidade estão altos. Não há um dia que não diagnosticamos alguém com a doença”, ressaltou a enfermeira.

A capacitação teve como base a atualização sobre a doença, destacando para as enfermeiras das unidades de saúde como realizar o tratamento, principalmente em mulheres grávidas. Diversos profissionais de referência palestraram sobre o tema durante a manhã.

“A doença pode ser tratada pelos profissionais da atenção básica. Isso pode se resolver com a realização do pré-natal para as mulheres, evitando que as crianças tenham várias seqüelas no nascimento. Além também de alertar as pessoas para a prevenção na hora do sexo, que ainda é a maior via de transmissão da doença”, enfatiza Caroline Oliveira.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS