Tempo - Tutiempo.net

Cientistas criam minifígados de células-tronco

Cientistas anunciaram a criação de pequenos fígados a partir de células-tronco em um laboratório da Universidade de Yokohama, no Japão.
A equipe se disse “espantada” ao perceber a formação espontânea de brotos hepáticos, os estágios mais iniciais de desenvolvimento do órgão. A esperança é de que o transplante de milhares de brotos hepáticos possa reverter situações de falência do fígado.
Após a publicação dos resultados do estudo na revista Nature, muitos especialistas reagiram classificando o estudo como “empolgante”.
A pesquisa deve dar novo fôlego às muitas equipes de cientistas que tentam, ao redor do mundo, criar órgãos em laboratório como tentativa de lidar com a falta de doadores para transplantes. Alguns pacientes já têm bexigas feitas com suas próprias células, mas órgãos mais densos como o fígado e os rins são mais difíceis de serem produzidos.
Acredita-se que outros órgãos, como o pâncreas, rins, e até mesmo os pulmões possam ser desenvolvidos da mesma forma. No entanto, a utilização da técnica em um novo tratamento, de fato, ainda é um prospecto distante, avaliam os cientistas.
Os brotos hepáticos criados no estudo têm cerca de 4 a 5 milímetros de comprimento, mas os cientistas dizem que teriam que desenvolver outros muito menores para que eles pudessem ser injetados no sangue.
E adiantam que as células provavelmente não formariam um novo fígado, mas se acoplariam ao órgão em falência para tentar recuperá-lo.
Varuna Aluvihare, médica especialista em transplantes do King’s College Hospital, de Londres, vê com bons olhos o estudo.
“Este é um grande trabalho e, como prova de um conceito, muito interessante. O grande destaque é que esta simples mistura de células pode se diferenciar e se organizar em estruturas de tecidos complexos que funcionam bem em modelos animais”, diz.

Fonte: Redação / BBC Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS