Tempo - Tutiempo.net

Como os anabolizantes podem prejudicar o corpo

Imagem de divulgação

Conquistar um corpo bem definido e repleto de músculos exige esforços e, mesmo seguindo todas as regras e recomendações, nem todo mundo consegue alcançar o padrão desejado. Para acelerar o processo, muita gente acaba apostando nos anabolizantes, que proporcionam um ganho considerável de massa magra, mas cobram um alto preço por esse benefício.

Os esteroides androgênicos anabólicos podem causar danos irreversíveis, como rouquidão e hepatite, segundo Clayton Luiz Dornelles, membro da Comissão Temporária para Estudo da Endocrinologia, Exercício e Esporte da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

“Eles são reguladores da síntese de todos os nossos genes, principalmente da parte muscular, por isso aumentam massa magra. Mas nós temos receptores de esteroides no corpo inteiro e o uso nas doses erradas causa diversos efeitos colaterais indesejáveis no organismo, que podem até ser fatais” – Clayton Luiz Dornelles, médico

O uso indiscriminado dos anabolizantes preocupa as autoridades médicas, que passaram a considerá-lo um problema social e de saúde pública. Para frear a situação, a SBEM lançou o projeto Bomba Tô Fora, um programa educacional de prevenção ao uso desse tipo de substância.

Efeitos que o uso indiscriminado de esteroides anabolizantes pode causar no organismo — Foto: Arte/Viva Você

G1

OUTRAS NOTÍCIAS