Tempo - Tutiempo.net

Confira as Frutas do Outono.

A chegada do outono às 13h57 desta quinta-feira (20) deve apresentar redução do volume de chuvas em relação ao último verão, além desta notícia, esse período do ano traz diversas frutas, além de ser um alimento saudável, são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Confira abaixo algumas e seus respectivos benefícios.

 

Abacate: é importante para o fornecimento de energia, no combate do colesterol e para uma boa digestão. Apesar dos benefícios a dica é consumí-lo moderadamente, já que possui altas taxas de gordura. Vale ainda o alerta: ingerí-lo com colossais colheradas de açúcar está fora de cogitação!

 

Banana: possui três tipos de açúcares naturais: a sacarose, a frutose e a glucose, que são responsáveis para o reforço da massa muscular. Rica em vitaminas B6 e B12, a banana é ótima repositora de energia e é recomendada para combater a depressão e a anemia.

Caqui: contém vitaminas A, B1 e B2, Cálcio, Fósforo, Sódio e fibras essenciais para o bom funcionamento das funções intestinais. Além disso, a fruta tem uma quantidade razoável de Betacaroteno (provitamina A), um antioxidante que age contra o envelhecimento.

Coco: facilmente digestivo é uma fonte importante de ácidos graxos,  ferro e fibras. Destaque também para a água-de-coco, um ótimo soro vegetal que atua contra a desidratação.

 

Goiaba: com baixo teor calórico ela é rica em vitaminas A, B1, C, além do cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis. Não contém muito açúcar, nem taxas elevadas de gordura. Auxilia no combate a infecções, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco. Sua composição auxilia na saúde da pele, retarda o envelhecimento, regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso. Resistência física também é privilegiada. 


Laranja
: uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, ela é enriquecida em sais minerais, como fósforo, cálcio e ferro, além de fornecer boas doses de vitamina C. Contêm ainda vitaminas A e do complexo B, é pouco calórica e reforça as defesas do organismo.

Maçã: rica em fibras, flavonoides e antioxidantes, é a pedida ideal no combate de problemas cardíacos. A fruta contém 85% de água e aproximadamente 60 calorias a cada 100g. Destaque para as quantidades de potássio e pectina, uma fibra solúvel que ajuda no controle das taxas de colesterol. 

Maracujá: famosa pela capacidade calmante, é fonte de vitaminas A, C e do complexo B e de sais minerais. Atenção também para as fibras do maracujá que atuam na diminuição do nível de colesterol, de triglicérides e convergem para o bom funcionamento do sistema gastro-intestinal.

Melancia: repleta de sais minerais e de vitaminas do complexo B, A e C, a melancia se destoa das demais frutas pela grande quantidade de água (que compõe quase 90% de sua totalidade), fazendo dela um excelente diurético. 

Mexerica: tem grande quantidade de vitaminas A, B e C, esta última importante para o combate de infecções, para a aumentar a resistência do organismo e para melhor absorver o ferro presente em outros tipos de alimentos. 

Fonte: Harlene Teixeira/ Foto Web.

OUTRAS NOTÍCIAS