Tempo - Tutiempo.net

Conhecendo os problemas e tratamentos da impotência sexual masculina

A impotência sexual masculina, ou disfunção erétil, é a incapacidade de o homem iniciar ou manter uma ereção o tempo suficiente para completar o contato íntimo.

Geralmente, a impotência sexual masculina afeta 1 em cada 10 homens e pode ser causada por fatores psicológicos, como estresse e ansiedade, ou problemas físicos, como diabetes, doenças cardiovasculares ou alterações neurológicas, por exemplo.

Alguns tratamentos, como reposição hormonal ou implantes, ajudam a curar ou diminuir os sintomas da impotência sexual masculina, reduzindo o constrangimento do indivíduo.

Tratamento para impotência sexual masculina

O tratamento para impotência sexual masculina deve ser feito por um urologista e depende da causa do problema, sendo que pode ser usado:

Remédios: como Sildenafil, Cloridrato de vardenafila ou Tadalafila, que ajudam a aumentar o fluxo de sangue no pênis;

Reposição hormonal: remédios em forma de cápsulas, adesivos ou injeções, que aumentam os níveis de testosterona, facilitando a ereção;

Psicoterapia: sessões de terapia que ajudam o indivíduo a evitar sentimentos que afetam a ereção, como ansiedade, medo ou culpa;

Cirurgia: serve para colocar implantes e próteses penianas que ajudam na ereção do pênis.

Existem ainda cremes para impotência sexual masculina, como o Topiglan, que podem ser aplicados sobre o pênis e que, dependendo da causa da impotência sexual masculina, ajudam a manter a ereção.

Causas da impotência sexual masculina

As causas da impotência sexual masculina estão, na maioria dos casos, relacionadas com fatores físicos como:
Problemas de circulação sanguínea;
Ingestão excessiva de remédios e álcool;
Fibrose, cistos, tumores ou doenças no pênis;
Distúrbios hormonais;
Doenças crônicas, como insuficiência renal.

No entanto, em poucos casos, a impotência sexual masculina pode ter causa psicológica, como traumas, medo, insatisfação ou diminuição da líbido, devendo ser tratada por um psicólogo.      

Fonte: Dr. Arthur Frazão (Médico)

OUTRAS NOTÍCIAS