Tempo - Tutiempo.net

Covid-19 já infectou mais de oito milhões de pessoas no Brasil

O total de infectados pela covid-19 no Brasil desde os primeiros registros ultrapassou a marca de 8 milhões na sexta-feira (8). Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o número oficial está em 8.013.708. Em apenas 23 dias, o país saltou do patamar de 7 milhões para o atual, maior velocidade já registrada.

Foram necessários 114 dias desde o primeiro caso, em fevereiro, até que o país registrasse um milhão de pacientes, no dia 19 de junho.

Menos de um mês depois, em 16 de julho, o número de infectados já chegava a dois milhões. A marca dos três milhões foi alcançada 25 dias mais tarde, em 9 de agosto. Também 25 dias depois, em 3 de setembro, o coronavírus já havia atingido quatro milhões de pessoas.

O patamar de cinco milhões ocorreu 34 dias após a marca anterior.  Entre 7 de outubro e 20 de novembro, o Brasil saltou de 5 para 6 milhões de casos, ou seja, em um período de 44 dias.

Para sair de 6 milhões e atingir a marca de 7 milhões, foram 26 dias. O total de vidas perdidas para a covid no Brasil chegou a  201.460.613. Nas últimas 24h foram contabilizados 962 casos fatais e 52.035 novos infectados.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS).

A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo.

A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Nara Lacerda

OUTRAS NOTÍCIAS