Tempo - Tutiempo.net

Crença em Deus ajuda a combater depressão

Acreditar em Deus pode ajudar aqueles que sofrem de depresão a se recuperarem, indica um novo estudo do Hospital McLean de Belmont, em Massachusetts, nos EUA. As informações são do jornal “Daily Mail”.
Durante um ano, os pesquisadores analisaram 159 pacientes, que relataram sua crença em Deus e suas expectativas em relação ao tratamento em uma escala de cinco níveis. As taxas de depressão, bem-estar e automutilação forma medidos no início e no final do programa.
Os cientistas descobriram que aqueles que, ao responderem sobre sua fé, marcaram as alternativas “não” ou “pouca” eram duas vezes mais suscetíveis a não responderem ao tratamento.
Por outro lado, 30% dos pacientes sem religião específica tinham os mesmos benefícios dos que seguiam uma doutrina, se houvessem respondido com as alternativas “moderada” ou “muito alta”.
“Nosso estudo sugere que as pessoas com um nível moderado ou alto de crença em um poder superior se saem melhor em um tratamento psiquiátrico de curto prazo do que aquelas que não têm, sem distinção entre suas afiliações religiosas”, explicou a equipe do hospital, em um artigo veiculado na publicação científica “Journal of Affective Disorders”.

Fonte: As informações são do tabloide britânico Daily Mail

OUTRAS NOTÍCIAS