Tempo - Tutiempo.net

DIA 22 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DO COMBATE AO MAU HÁLITO

No Dia Nacional do Combate ao Mau Hálito, datado em 22 de setembro, Associação Brasileira de Halitose alerta sobre as causas da halitose, que deve ser tratada com dentistas capacitados.

Com impacto na qualidade de vida do indivíduo, a halitose, mais conhecida como mau hálito, atinge 50 milhões de brasileiros, o que representa 30% da população do país, segundo dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA).

 

Esse número alarmante representa um problema de saúde pública no Brasil e pode causar problemas sócio-emocionais, depressão e dificuldade nas relações interpessoais, além de poder estar associada a algum problema de saúde.

 

Diante deste panorama, o cirurgião-dentista Marcos Moura, presidente da ABHA, explica que a entidade instituiu o Dia Nacional do Combate ao Mau Hálito, celebrado anualmente em 22 de setembro, como forma de chamar a atenção da população sobre como lidar com esta condição.

 

“Apesar de não ser uma doença, a halitose pode indicar que há algo errado no organismo e deve ser identificado por meio de um correto diagnóstico e tratado adequadamente quando o problema torna-se crônico”, relata Moura.

 

Moura afirma ainda que o mau hálito pode estar associado a aproximadamente mais de 60 tipos de causas distintas, como jejum prolongado, hábitos de alimentação inadequados, alterações no padrão salivar, sinusites, fumo, uso de drogas e ingestão de bebidas alcoólicas, entre outros.

 

Entretanto, há um aspecto que precisa ser desmistificado em relação ao mau-hálito.

 

“É comum relacionar problemas no estômago como o principal responsável pelo hálito alterado. Na verdade, trata-se de uma crença com pouca evidência científica ou clínica”, esclarece o presidente da ABHA.

 

O tratamento da halitose pode ser multidisciplinar, mas, como cerca de 90% dos casos de halitose são de origem bucal, o profissional de primeira escolha no diagnostico e tratamento do mau hálito deve ser um dentista capacitado.

 

A ABHA ministra cursos que qualificam esses profissionais e, como a halitose pode ser indicativo de várias doenças, caso seja necessário, o dentista capacitado poderá indicar o paciente a outras especialidades para realizar o tratamento de forma conjunta.

 

O alerta tem data marcada para o dia 22 de Setembro, mas se estende até o dia 25 de Outubro, dia do Dentista, onde a ABHA encaminha seus membros associados em todo o Brasil para esclarecer dúvidas, mitos e explicar sobre o mau hálito e suas causas, ressaltando sempre que o mau hálito deve ser investigado o mais rápido possível e que o controle e o tratamento são viáveis quando realizados por um profissional capacitado.

 

Havendo interesse de um de nossos membros em sua região basta solicitar pelo email abha@abha.org.br que gratuitamente indicaremos, finaliza Moura.

 

Fundada há 16 anos, a “Associação Brasileira de Halitose” (ABHA) é hoje a principal referência quando se fala em Halitose no Brasil, graças ao desempenho dos seus diretores e membros que trazem em cada ato a seriedade e, acima de tudo, o compromisso com a classe odontológica e a população.

 

A instituição já quebrou alguns paradigmas, derrubou mitos e enfrentou muitas barreiras, como a batalha para alertar a população contra o uso indevido de produtos que não possuem registro junto à ANVISA.

 

A luta será sempre constante a fim de desenvolver, incentivar e aprimorar estudos e pesquisas na área de Halitose, contribuindo para o crescimento técnico e científico dos profissionais de diferentes áreas da saúde.

 

A ABHA incentiva programas de prevenção e orientação de higiene bucal, assim como campanhas e outras ações de caráter informativo, como ações de utilidade pública, gratuitas, visando orientar e esclarecer tanto a população quanto profissionais da área de saúde sobre a halitose, suas causas, consequências, medidas preventivas, tratamentos e demais aspectos relacionados a esse tema.

Fonte: Associação Brasileira de Halitose

OUTRAS NOTÍCIAS