Tempo - Tutiempo.net

Dia do homem: 44% deles nunca foram ao urologista

Nesta segunda, 15 de julho, é o Dia do Homem. Criada em 1999, a data tem como meta alertar sobre a importância da prevenção de doenças para garantir qualidade de vida ao sexo masculino, pouco afeito a consultar o médico. Para marcar o dia, a Sociedade Brasileira de Urologia com apoio da Bayer, realizou uma pesquisa com 5 mil homens sobre como eles conhecem e cuidam da saúde, especialmente na idade adulta e na maturidade.
Os resultados se mostraram sofríveis e atestam que um contingente significativo dos homens brasileiros não costumam cuidar da saúde. O estudo abrangeu faixas etárias diferenciadas sendo: 37% com até 40 anos, 27% de 41 a 50, 17% de 51 a 60, 10% de 61 a 70, 9% acima dos 70 anos.
Apesar de todas as campanhas de esclarecimento que pipocaram na mídia nos últimos tempos, a pesquisa revela que 47% dos entrevistados nunca realizaram exames para detectar o câncer de próstata, 44% jamais se consultaram com o urologista e 51% nunca fizeram exames para aferir os níveis de testosterona (hormônio masculino) no sangue.
Segundo o médico e presidente da seccional baiana da Sociedade Brasileira de Urogologia (SBU), Carlos Cezar Moraes, “esses dados da pesquisa são alarmantes e indicam a ignorância de uma parcela da população sobre aspectos importantes da saúde masculina ou mesmo a falta de assistência”.
O exame da próstata, por exemplo, deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos no caso do pai ter tido a doença e, a partir dos 45, para os demais casos, recomenda o urologista Carlos Cézar Moraes. “O câncer de próstata é perfeitamente curável desde que diagnosticado em seu início”, ressalta.
Ele cita que, para este ano, a estimativa do Inca é de que 47 mil brasileiros sejam diagnosticados com a doença. “

Fonte: Redação / A Tarde

OUTRAS NOTÍCIAS