Tempo - Tutiempo.net

Especialistas falam da importância de se vacinar

Estão sobrando vacinas no Brasil. Um prejuízo de milhões de reais na saúde pública brasileira. As pessoas estão deixando de se proteger de doenças importantes.

Estão sobrando vacinas no Brasil. Um prejuízo de milhões de reais na saúde pública brasileira. As pessoas estão deixando de se proteger de doenças importantes. Dez milhões de doses da vacina contra a gripe, por exemplo, ficaram esperando pelo público.

Menos da metade das meninas entre 9 e 14 anos receberam as doses recomendadas da vacina contra o HPV. Outro exemplo é a tríplice viral – menos de 80% do público-alvo tomou a vacina.

O infectologista e consultor Caio Rosenthal e o médico da família Rodrigo Bandeira de Lima participaram do Bem Estar desta quinta-feira (13) para tirar dúvidas importantes sobre as vacinas e esclarecer o que é mito e o que é verdade.

Muita gente acaba optando por não tomar a vacina por não considerar segura. Entretanto, os especialistas reforçam que é importante se vacinar. Quando elas entram no mercado é porque comprovaram que causam mais benefícios do que riscos. Não tomar pode trazer danos irreversíveis.

As vacinas agem para produzir uma proteção comparável à natural, mas com a vantagem de não trazerem o risco da doença e suas complicações. É importante tomar a vacina, mesmo que ela já tenha sido eliminada do lugar em que a pessoa vive.

G1

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS