Tempo - Tutiempo.net

Estados dos EUA que legalizaram a maconha reduzem mortes por opioides em 20%

Canabidiol é uma substância presente na maconha e é liberado para uso em medicamentos — Foto: Marcelo Brandt/G1

Os estados que legalizaram o uso da maconha nos Estados Unidosapresentaram uma redução de pelo menos 20% nas mortes ligadas a overdoses de opioides, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira (7).

Os opioides foram responsáveis por 47.600 mortes por overdose no país em 2017, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), e a crise foi declarada uma emergência nacional pelo presidente Donald Trump no mesmo ano.

O status legal da maconha mudou significativamente nas últimas duas décadas: 10 estados americanos e Washington DC agora permitem seu uso recreativo. Illinois fará a liberação a partir de janeiro, enquanto 34 estados e a capital federal já permitem o uso da maconha com fins medicinais.

Ao comparar as taxas de mortes por overdose antes e depois da legalização, e entre os estados em vários pontos de legalização, os autores do estudo, publicado na revista “Economic Inquiry”, descobriram o que eles chamaram de “efeito causal”, descrito como “altamente robusto” na redução da mortalidade por opioides.

Sua análise econométrica coloca a redução na faixa de 20% a 35%, com o efeito particularmente maior para as mortes causadas por opioides sintéticos como o fentanil, a droga mais letal dos Estados Unidos, de acordo com os últimos dados oficiais.

Foto de agosto de 2017 mostra um arranjo de pílulas do opióide oxicodona-acetaminofeno, em Nova York  — Foto: Patrick Sison/ AP
Foto de agosto de 2017 mostra um arranjo de pílulas do opióide oxicodona-acetaminofeno, em Nova York — Foto: Patrick Sison/ AP

Nathan Chan, principal autor do estudo, disse que todos os estados estão afetados pela epidemia de opioides no país.

“Os estados onde a maconha foi legalizada não são tão negativamente afetados como os que não a legalizaram” – Nathan Chan, economista da Universidade de Massachusetts Amherst.

A legalização sozinha não gera a redução. Mas os estados que têm acesso legal à maconha registraram as maiores reduções de mortalidade, escreveram Chan e seus colegas Jesse Burkhardt e Matthew Flyr, da Universidade Estadual do Colorado.

O estudo não analisou quais fatores estavam em jogo junto com a legalização da droga, mas Chan sugeriu que um número crescente de pessoas esteja se automedicando e “lidando com a dor por meio do uso de maconha e, portanto, são menos propensas a tomar opioides viciantes”.

Alguns estudos anteriores sobre o tema, porém, encontraram o resultado oposto: que o uso de cannabis aumenta, em vez de diminuir, o uso de opioides não prescritos por médicos.

Uma hipótese alternativa, de acordo com Chan, é que a legalização da maconha melhora a atividade econômica de um estado e produz outros efeitos sobre o crime, as prisões, o emprego e a saúde de longo prazo, fatores que podem estar ligados a overdoses de opioides.

 France Presse

OUTRAS NOTÍCIAS