Tempo - Tutiempo.net

Feira de Santana: Leite materno maior expressão de amor

Felicidade e saúde.

A criança que se alimenta do leite materno nos primeiros meses de vida está protegida de algumas doenças em curto e longo prazos. A observação da pediatra Graciete Vieira, durante palestra na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na manhã desta segunda-feira, 3, como parte da programação da XXIV Semana Mundial de Aleitamento Materno, chama a atenção para a importância da amamentação.

De acordo com a pediatra, o leite humano tem em sua composição algumas propriedades capazes de prevenir diarréia, pneumonia, otite (infecção do ouvido), asma, além de infecção urinária e doenças na pele. “Além disso, tem menor risco de desenvolver a obesidade, doenças intestinais e inflamatórias, diabetes e leucemia”, cita.

Conforme a Organização Mundial da Saúde, a criança deve alimentar-se exclusivamente do leite materno até os seis meses de vida. A partir daí até os dois anos de idade, deve-se manter a amamentação e incluir na alimentação alguns alimentos saudáveis.

“Quanto maior o número de vezes que a criança amamenta diariamente e prolonga o hábito por mais tempo, maior será a proteção”, assegura a pediatra. Ainda de acordo com Graciete Vieira, a criança que é amamentada tem melhor desempenho nos testes de coeficiência de inteligência duas a três vezes mais se comparada à outra que não se alimenta do leite humano.

Já a enfermeira e professora da Uefs, Rita de Cássia Moreira, afirmou em palestra que o recém-nascido tem sua identidade, que deve ser respeitada. “Ele é programado espiritualmente e biologicamente para receber o leite materno”, diz.

“Na relação de mãe e filho existe um pacto fisiológico e emocional produzido pelo hormônio chamado ocitocina, que é do amor. E não há expressão maior do amor que amamentar o seu filho com o leite materno”, pontuou.

A programação da XXIV Semana Mundial de Aleitamento Materno, cujo tema é “Aleitamento e Trabalho – vamos fazer funcionar”, prossegue nesta terça-feira, 4, com palestras no anfiteatro do Módulo II, na Uefs. A iniciativa é do Banco de Leite Humano, do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher.

Hospital da Mulher com novos aparelhos

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana adquiriu, com recursos próprios, mais quatro aparelhos de fototerapia – do ano passado até aqui já são onze equipamentos desses comprados pelo Governo Municipal. São utilizados no tratamento de recém-nascidos do Hospital Inácia Ponto dos Santos, o Hospital da Mulher, diagnosticados com icterícia (descoloração amarelada da pele).

São equipamentos modernos, com lâmpadas LED, que se adaptam em qualquer berço, desde incubadoras aos berços aquecidos. Não ocupam espaço e podem ser deslocados de um espaço a outro facilmente. Ele atua na emissão de luz que atinge a pele exposta do recém-nascido, diminuindo os níveis de bilirrubina – é o resultado da quebra das células vermelhas no fígado – no sangue.

A icterícia é uma das alterações mais freqüentes em recém-nascidos quanto em prematuros, sendo a fototerapia o tratamento mais indicado nesses casos.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS