Tempo - Tutiempo.net

Folião contará com teste rápido para HIV aids

A Secretaria de Saúde vai colocar à disposição do folião durante a Micareta o teste rápido para HIV/aids.A meta é que até 600 pessoas se submetam ao exame – 150 por dia, quantidade tida como plenamente atingível. O objetivo é promover o diagnóstico precoce da doença, visando uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Todas as pessoas que se submeterem ao teste rápido passarão por um aconselhamento, antes e depois do exame. O serviço, que é inédito durante a festa, será feito na sede do Programa Municipal de Hepatites Virais, que funciona à rua Barão do Rio Branco, 1.050. A localização é considerada estratégica por não ficar longe do sítio da folia e por lá passar muitos foliões – indo ou voltando da festa.

Ao contrário do teste Elisa, cujo resultado demora 15 dias para ser entregue, no teste rápido o resultado sai em apenas 15 minutos. O atendimento vai ser iniciado na quinta-feira, 25, das 18h até a meia-noite – na sexta-feira o horário é o mesmo do dia anterior. No sábado, a unidade abre às 13h e fecha 1h da madrugada e no domingo, o atendimento começa às 16h e vai até as 22h.

De acordo com a coordenadora do Programa DST/HIV/Aids, Vanessa Sampaio, quem se submeter ao teste terá duas opções para receber o resultado. “A pessoa pode esperar os 15 minutos ou, caso deseje, pode pegar o resultado depois, na sede da instituição”, diz.

O exame será aberto a todas as pessoas, desde que não apresente alteração, como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Fonte: Redação / Secom

OUTRAS NOTÍCIAS