Tempo - Tutiempo.net

Gestantes terão acesso a Programa de Triagem Pré-natal

Todas as gestantes do estado da Bahia, ao realizarem o pré-natal, terão acesso agora aos exames do Programa de Triagem Pré-natal. A assinatura do contrato de serviço com os quatro laboratórios que processarão as amostras de sangue, colhidas em papel de filtro, foi feita nesta quarta-feira (3) pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, e os representantes dos estabelecimentos de saúde, durante o Fórum Rede Cegonha da Região Metropolitana de Salvador, realizado na sede do Ministério Público do Estado (MPE), no Centro Administrativo da Bahia.

 

Com a implantação do Programa Estadual de Triagem Pré-natal em Papel Filtro na Rede Cegonha, as grávidas farão ao longo da gravidez, por duas vezes, exames de HIV, sífilis, toxoplasmose, HTLV, hepatites B e C, citomegalovírus e doença falciforme.

 

A metodologia do exame é a mesma do teste do pezinho, onde a amostra de sangue é colhida em um papel e encaminhada para um dos laboratórios.

 

Os benefícios esperados da implantação do método incluem custos mais baixos, melhoria na eficiência operacional, melhoria do serviço prestado aos beneficiários, foco em uma população alvo prioritária na gestão da saúde nos serviços públicos e obtenção de melhores indicadores de saúde.

Fonte: Redação

OUTRAS NOTÍCIAS