Tempo - Tutiempo.net

Governador inaugura maternidade e homenageia enfermeira

Maternidade Enfermeira Maria da Conceição de Jesus

A Maternidade Maria da Conceição de Jesus foi inaugurada pelo governador Rui Costa, nesta segunda-feira (31), no bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

A unidade foi erguida no mesmo local onde funcionava o Hospital João Batista Caribé, na Avenida Afrânio Peixoto e começa a receber pacientes na terça-feira (1º), segundo informações do governo do estado.

O nome da maternidade foi escolhido em homenagem à enfermeira Maria Conceição de Jesus, que faleceu em julho do ano passado em decorrência da Covid-19. Maria da Conceição foi uma enfermeira obstétrica e se dedicou por 30 anos à assistência ao parto na rede estadual de saúde. Mesmo já idosa, não se afastou das suas atividades.

A nova estrutura conta com três andares onde foram instalados 90 leitos, sendo 10 de UTI Neonatal, 15 de cuidados intermediários, 10 de gestação de alto risco, 25 de obstetrícia clínica, 25 de obstetrícia cirúrgica e cinco no centro de parto normal peri-hospitalar.

Na unidade, há capacidade para realização de 480 partos mensalmente e com capacidade para expansão do atendimento.

A unidade também conta com cinco leitos no Centro de Parto Normal Peri-hospitalar, novo serviço que será oferecido às gestantes destinado a garantir a condução da assistência ao parto de baixo risco, puerpério fisiológico e cuidados com recém-nascido sadio, da admissão à alta.

A maternidade terá também um banco de leite humano.

O governador Rui Costa informou a unidade receberá gestantes que optarem por tratamento humanizado, além de mulheres que necessitarem de atendimento com alta complexidade.

O governo do estado informou ainda que investiu R$ 41 milhões para a reforma e readequação do espaço.

De acordo com o governo da Bahia, há a previsão de outras novas maternidades serem construídas em Lauro de Freitas, Ilhéus, Camaçari e Seabra.

Com informações da Secom.

OUTRAS NOTÍCIAS