Tempo - Tutiempo.net

Implante no quadril melhora a vida sexual

Pesquisadores sabiam há muito tempo que a colocação de próteses de quadril ou joelhos reduz dores e melhora a mobilidade, mas novas pesquisas mostram que a cirurgia tem inesperado impacto positivo sobre a vida sexual.

A maior parte dos 147 pacientes submetidos à artroplastia total do quadril em Nova York disse que a artrite dificultava sua vida sexual, segundo uma pesquisa apresentada em março na reunião anual da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos. Após a cirurgia, 81% dos pacientes cuja vida sexual tinha sido negativamente afetada por uma articulação dolorosa relataram aumento na frequência de sua atividade sexual.

Muitos relataram um aumento da libido e resistência, além de maior facilidade para atingir o orgasmo. Os benefícios foram especialmente pronunciados entre pacientes cujo problema tinha sido nos quadris e entre as mulheres, que relataram mais desconforto durante o sexo em função de dores nas articulações.

O número de artroplastias do quadril subiu 85% nos últimos dez anos. Em 2010, o último ano para o qual há estatísticas disponíveis, médicos realizaram mais de 300 mil cirurgias desse tipo nos Estados Unidos. Mas não são apenas avós que se submetem à cirurgia. Boa parte do aumento se deveu a adultos de meia-idade ativos, na faixa dos 45 aos 65 anos. A colocação de próteses de quadril quase triplicou nessa faixa etária durante o mesmo período, chegando a quase 128 mil pacientes.

Fonte: Redação / Folha de SP

OUTRAS NOTÍCIAS