Justiça obriga SUS a iniciar tratamento de câncer 60 dias após diagnóstico

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

O tempo máximo de espera para começo de tratamentos oncológicos no Sistema Único de Saúde (SUS) será de 60 dias após a data de diagnóstico da doença. Segundo o autor da ação e defensor federal, Ricardo Salviano, o que ocorre é que, depois de diagnosticada a doença, o paciente precisa marcar uma consulta para um médico prescrever o tratamento.

 

O problema é que essa agonia pode levar meses. Com a decisão, fica estabelecido agora que a data do resultado do exame seja o ponto de partida da contagem do prazo de 60 dias e não a consulta médica com a inclusão do diagnóstico no registro do SUS, como antes o MInistério da Saúde estabelecia.

 

De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, Gabriel Faria Oliveira, o acesso à saúde é uma das principais demandas da Defensoria Pública da União (DPU) em todo país. Ele informa que processos relacionados a pedidos de medicamentos de alto custo e diversos procedimentos médicos representam grande parte dos processos movidos nas unidades da DPU em todo país.

 

Fonte: Redação/ Bahia Notícias

OUTRAS NOTÍCIAS