Tempo - Tutiempo.net

MAIS DE 20% DOS PACIENTES ONCOLÓGICOS MORREM POR DESNUTRIÇÃO

Falta de suporte nutricional na rede pública de saúde prejudica recuperação e reduz a resistência do paciente para enfrentar as reações adversas do tratamento oncológico

 

A desnutrição atinge entre 30% e 80% dos pacientes com câncer. O percentual varia de acordo com o tipo de tumor, conforme diversos estudos nacionais e internacionais, mas em todos os casos o risco é muito semelhante:

 

A desnutrição dificulta o tratamento e atrapalha a recuperação do paciente após sessões de quimioterapia ou cirurgias.

 

“De cada 5 pacientes internados com câncer um morre por desnutrição”, afirma o Dr. Robson Moura, presidente da SBNPE – Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia.

 

Os principais fatores determinantes da desnutrição nos pacientes oncológicos são a redução na ingestão total de alimentos, alterações metabólicas provocadas pelo câncer e o aumento da demanda calórica devido ao crescimento do tumor.

 

A detecção precoce das alterações nutricionais possibilita a intervenção em momento oportuno, prevenindo a ocorrência de alterações morfológicas e funcionais dos órgãos do aparelho digestivo e até dos pulmões, com riscos de complicações pós-operatória e aumento na mortalidade.

 

Mesmo sem o desejo de comer, por vezes comprometido pela própria doença, o organismo do paciente pode estar carente de diversos nutrientes, muitos deles essenciais para favorecer a resposta do corpo ao tratamento.

 

“É de extrema importância que seja feita uma avaliação nutricional e, sempre que necessário, se adote a terapia nutricional mais adequada ao caso”, afirma o Dr. Robson Moura.

 

Tratamento contra o câncer

 

Mesmo em pacientes nutridos, a terapia nutricional pode ser indicada. Isso porque o próprio tratamento contra o tumor pode causar desgastes no organismo que vão comprometer a alimentação ou a absorção dos nutrientes.

 

Radioterapia, imunoterapia, quimioterapia e cirurgia estão associadas com algum grau de disfunção gastrointestinal, o que acarreta em menor ingestão de alimentos e perda de peso.

 

Segundo o presidente da SBNPE, a terapia nutricional é indicada nesses casos para manter o organismo bem nutrido, o que irá favorecer o controle das reações adversas causadas pelo tratamento oncológico.

 

“Quando alguma estratégia terapêutica provoca reações adversas muito fortes, pode ser necessário interrompê-la para não agravar a saúde do paciente. Muitas dessas situações são evitadas com a terapia nutricional”, explica Moura.

 

Perda de peso

 

A perda de peso não planejada, sem mudança nos hábitos de alimentação e na prática de exercícios, costuma ser um dos principais sinais que precedem o diagnóstico do câncer.

 

Quando diagnosticado, o câncer passará a ser tratado, o que irá acentuar a desnutrição do paciente. Além da terapia nutricional, é preciso que a pessoa receba orientações nutricionais, para uma reeducação alimentar ampla.”Mesmo sem a doença, muitas pessoas apresentam certo grau de desnutrição simplesmente por adotarem hábitos alimentares inadequados”, destaca o presidente da SBNPE.

 

Ao ingressar na terapia nutricional, o tipo e a via de acesso são definidas a partir da avaliação do paciente.

 

O uso da via enteral (oral) não é feito quando há toxicidade gastrointestinal, o que impede a absorção adequada dos nutrientes.

 

Assim, a via parenteral (veias) é escolhida, seja como fonte parcial ou total de nutrientes.

 

Alimentos e fatores que aumentam e diminuem o risco de câncer

 

Tipo de câncer
Diminui o risco
Aumenta o risco
Câncer de esôfago
Frutas, hortaliças sem amido
Bebida alcoólica, obesidade, chimarrão
Cólon e reto
Alimentos ricos em fibras
Carnes vermelhas, carnes processadas, bebidas alcoólicas, gordura abdominal
Pâncreas
Acido fólico
Gordura corporal
Boca, faringe, laringe
Bebidas alcoólicas
Frutas, hortaliças sem amido
Estômago
Frutas, hortaliças sem amido, alho, cebola
Sal, alimentos conservados em sal

 

Recomendações no combate à desnutrição dos pacientes oncológicos

 

Evitar o consumo de alimentos e bebidas que promovem ganho de peso como aqueles com alta densidade energética, bebidas açucaradas e alimentos tipo fast food;

 

Consumir frutas e vegetais;

 

Consumir pelo menos cinco porções de hortaliças sem amido e de frutas variadas todos os dias;

 

Consumir cereais (grãos) poucos processados e/ou leguminosas em todas as refeições;

 

Limitar alimentos processados (refinados) que contenham amido e consumir 25 gramas de fibras por dia;

 

Evitar alimentos processados e preservados em sal;

 

Consumir o mínimo possível ou nenhuma carne processada (defumados, embutidos, enlatados). Rita Nogueira
Gabriela Buck

 

Vereador falou no ponto facultativo no Estado e a Câmara Municipal em Feira de Santana surpreendeu. Fechou.

 

Durante seu discurso na sessão da Câmara Municipal, na última quarta-feira (24), o vereador Isaías de Diogo (PPS) afirmou ter a certeza que na quinta feira 25, a partir das 8 horas, as repartições ligadas ao Governo do Estado em Feira de Santana não estariam funcionando.

 

Segundo o edil, os servidores irão acompanhando a presidente Dilma Rousseff, que estará fazendo caminhada política no centro da cidade.

 

O vereador comentou o seguinte: “Desde ontem, eu já estou vendo na cidade viaturas da Força Nacional, que farão a segurança da presidente Dilma durante a caminhada”.

 

Amanhã, quinta feira, as pessoas ficarão envergonhadas ao chegar nas repartições e não encontrar os servidores, porque todos estarão nos preparativos e na caminhada com ela.

 

Politicamente, o vereador comentou que Feira de Santana vai se preparar para receber um governo falido, porque faliu a saúde, a segurança e estão querendo falir dignidade e moral dos brasileiros.

 

Isaias só não acreditava que a Câmara Municipal de Feira de Santana iria suspender o expediente do Legislativo.          

Fonte: Enviado por Gabriela Buck

OUTRAS NOTÍCIAS