Tempo - Tutiempo.net

Mulheres e idosos têm maior risco de interação medicamentosa

Pesquisadores da Indiana University descobriram que mulheres e idosos que utilizam diversos medicamentos correm risco maior de sofrer com efeitos adversos resultantes da interação das substâncias — Foto: William Waterway / https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18457291

Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Indiana University, descobriu que mulheres e idosos que utilizam diversos medicamentos correm risco maior de sofrer com efeitos adversos resultantes da interação das diferentes substâncias presentes nos remédios. O mais interessante é que a análise, que durou 18 meses, foi conduzida no sistema de saúde brasileiro: mais especificamente, na cidade de Blumenau, no Sul do país.

De acordo com a pesquisa, as mulheres têm 60% mais riscos que os homens de sofrer uma reação adversa fruto dessa interação medicamentosa. No caso dos mais velhos, uma em cada quatro pessoas acima dos 55 anos ingere medicamentos que utilizam drogas que interagem entre si, podendo produzir efeitos colaterais importantes – entre os 70 e 79 anos, isso ocorre com um em cada três idosos.

Se o risco aumenta tanto, por que esses dois grupos recebem tantas prescrições? “Os resultados nos surpreenderam, são até chocantes, já que não se trata de um segredo que a combinação de muitas drogas deve ser evitada”, afirmou Luis Rocha, professor da Indiana University e principal responsável pelo estudo. “Nós já esperávamos um risco aumentado para os idosos, que usam um número maior de medicamentos, mas não tão alto”, completou.

As drogas mais comumente prescritas numa combinação potencialmente perigosa eram omeprazol (para diminuir a secreção gástrica, em casos de refluxo, por exemplo), fluoxetina (antidepressivo) e ibuprofeno (anti-inflamatório para o tratamento de dor). Os pesquisadores reconheceram que, no âmbito do sistema público de saúde, a falta de opções de remédios de última geração pode ser um fator extra para gerar efeitos indesejados. Náusea, tontura, perda de apetite e de peso, fraqueza muscular, depressão e delirium são alguns dos sintomas que não podem ser ignorados.

O problema não se restringe ao Brasil. Um em cada três hospitais nos EUA relata efeitos adversos em medicamentos. Em Ontário, no Canadá, foi estimado um custo de 12 milhões de dólares (quase 50 milhões de reais) por ano em incidentes dessa natureza. No Reino Unido, dois milhões de idosos tomam pelo menos sete remédios e a norma é incorporar novas drogas sem revisar as anteriores que já estavam sendo consumidas. A interação medicamentosa aumenta as chances de quedas, que podem ser fatais para os mais velhos.

Por Mariza Tavares

OUTRAS NOTÍCIAS