Tempo - Tutiempo.net

Mulheres que venceram o câncer de mama dão exemplo de superação

Ao apalpar os seios enquanto secava o corpo com a toalha, a costureira Soraia Borges, 43 anos, notou algo estranho. Procurou o médico, fez exames e logo recebeu o diagnóstico: câncer de mama. Hoje, após dois anos daquele dia “que o chão parecia afundar”, Soraia venceu a doença.
“O primeiro pensamento foi querer viver para acompanhar o crescimento dos meus filhos”. Ela é mãe de duas crianças: uma de três e a outra de cinco anos. “Foram eles que me fizeram forte para enfrentar as sessões de quimioterapia e a cirurgia”, contou.
Foi no autoexame também que Willma Brito, 36, percebeu o nódulo. Após a confirmação do câncer, por meio de exames, disse que os primeiros dias foram difíceis. A fé em Deus a fez superar a doença e acreditar que “nada é por acaso”.
“Trabalho exatamente onde fiz o tratamento contra a doença: na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Sei o que é ter que enfrentar a doença como muitos daqueles pacientes que um dia eu entreguei o diagnóstico”.
O apoio da família foi fundamental para Willma. “O choque diante do resultado foi grande para todos. Mas, não se pode baixar a cabeça e entregar a depressão. É preciso ter força e não faltar fé”, disse. Com um ano e dois meses da descoberta do câncer, o cabelo de Wilma voltou a crescer. “Tudo passa”, afirmou com a mesma confiança.
Como Soraia e Wilma, a operadora de caixa Alzira Santos, 43, fez tratamento na Unacon. Ela conta que sempre procurou assistência e passava por exames, mas não tinha a preocupação em mostrar os resultados ao especialista. “Senti um nódulo na mama, o que me fez voltar ao médico em menos de três meses. Por isso, é sempre importante apresentar os resultados dos exames”, aconselhou.
Alzira teve que ser submetida, no período de 1 ano e dez meses, a uma cirurgia, 12 sessões de quimioterapia e 30 de radioterapia para vencer a doença. “Foi dolorido. As lágrimas desceram. Mas, hoje estou viva”, comemorou.
Na tarde desta terça-feira, 6, Soraia, Wilma, Alzira ganharam uma tarde no salão de beleza. Cuidaram do visual e ficaram com a autoestima ainda melhor. Além delas, Cleane Ribeiro, 34, e Sandra Silva, 49 – mulheres que também venceram o câncer de mama – puderam fazer as unhas, lavar e secar os cabelos. Todas elas fizeram tratamento na Unacon. A iniciativa fez parte da programação do Outubro Rosa em Feira de Santana, com a parceria da Farmanutri – Farmácia de Manipulação.
Prefeitura Municipal/Foto: Washington Nery

OUTRAS NOTÍCIAS