Tempo - Tutiempo.net

O que se sabe sobre doença da urina preta que matou duas pessoas na Bahia

MAIS DE 10 CASOS REGISTRADOS NO CEARÁ

NADA DE CONCLUSIVO FOI IDENTFICADO

A “mialgia aguda a esclarecer”, conhecida como doença da urina preta, matou duas pessoas na Bahia. No entanto, novos casos no estado já não são diagnosticados desde 5 de janeiro.

No Ceará, por sua vez, 10 novos casos foram confirmados pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA/CE) na terça-feira, 14.

Outros 4 casos suspeitos foram descartados. Dos 10 casos, oito residem em Fortaleza, um em Salvador e outro em São Paulo.

ORIGEM.

Em dezembro de 2016, moradores de Salvador e de dois municípios da região metropolitana da capital começaram a buscar os serviços de saúde com fortes dores musculares e urina escura. Desde então, mais de 50 pessoas na Bahia tiveram os sintomas. Duas delas morreram.

SINTOMAS.

Pacientes têm dores fortes no pescoço e nos músculos. Em alguns casos, apresentam urina escura e insuficiência renal.

Esses sintomas sugerem um quadro de rabdomiólise, que é a morte das células musculares por inflamação.

Quando essas células morrem, liberam no sangue uma proteína chamada mioglobina, de coloração escura. A mioglobina é filtrada pelos rins, por isso a urina fica escura.

Além disso, como a mioglobina é tóxica aos rins, uma grande quantidade presente no sangue pode levar à insuficiência renal.

A rabdomiólise pode ter causas físicas (esforços físicos extremos ou trauma por esmagamento), químicas (toxinas ou drogas) ou infecciosas (por vírus ou bactérias).

Por causa desses sintomas, a doença tem sido tratada nos boletins epidemiológicos como “mialgia aguda a esclarecer” (mialgia significa dor muscular).

PACIENTES.

Segundo o infectologista Tiago Lobo, que atendeu vários pacientes com o quadro, a maioria das pessoas afetadas são de classe média alta, o que sugere que a doença não tenha relação com falta de saneamento básico.

CAUSAS.

Ainda não há uma conclusão definitiva. As duas principais hipóteses consideradas são:

1. Intoxicação por peixe
Dos 52 pacientes da Bahia, 44 afirmaram terem comido peixe e 8 disseram que não comeram. Os peixes consumidos foram das espécies olho de boi e badejo.

Existem casos registrados em vários lugares do mundo de pacientes com sintomas parecidos aos da Bahia e do Ceará provocados pela ingestão de peixe, classificados como doença de Haff. Em 2008, um surto de doença de Haff ligado ao consumo do peixe pacu-manteiga atingiu 27 pessoas no Amazonas.

Desde 1924, quando a doença foi descrita pela primeira vez, houve surtos registrados na Suécia, estados da antiga União Soviética, Estados Unidos e China.

2. Parechovirus
Pesquisadores também verificam se o parechovirus poderia ter provocado os sintomas. Amostras de fezes de alguns dos pacientes avaliadas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) indicaram a presença do vírus, mas uma investigação mais aprofundada ainda é aguardada. Casos de infecção pelo vírus já ocorreram anteriormente no Brasil, Estados Unidos e Austrália.

CONTÁGIO.

Se for um vírus, há chance de a doença se espalhar. Se for uma intoxicação, os casos tendem a ser pontuais. Um caso registrado na cidade de Alagoinhas, na Bahia, traz indícios que apontam para a transmissão por vírus. Segundo o infectologista Gúbio Soares, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma mulher grávida desenvolveu os sintomas após entrar em contato com a irmã. Ela diz que não consumiu peixe. Uma criança de 5 anos, da mesma família, também foi infectada. “Estes casos mostram que a transmissão pode ser fecal/oral. Pode ser de uma família de vírus que se dissemina desta maneira”, afirmou o médico.

PREVENÇÃO.

Enquanto as causas não forem identificadas, o infectologista Tiago Lobo recomenda que quem for visitar Salvador não consuma as duas espécies de peixe que estão sendo investigadas como possível causa da doença: olho de boi e badejo. “Não é motivo para pânico, mas é motivo para preocupação: se tiver algum dos sintomas, procure assistência médica.”

com informações de Bem Estar

OUTRAS NOTÍCIAS