Tempo - Tutiempo.net

O uso de anticoncepcionais podem levar à morte

Cerca de um milhão de mulheres que tomam as pílulas anticoncepcionais mais populares da Grã-Bretanha estão sendo informadas de que correm o risco de desenvolver coágulos de sangues que podem ser fatais.

Os anticoncepcionais chamados Yasmin, Femodene e Marvelon estão entre os mais perigosos, afirmam os cientistas. Essas pílulas são quase duas vezes mais propensas a causar coágulos sanguíneos.

Os cientistas descobriram que os contraceptivos chamados de terceira geração causaram 14 mortes por ano na França. Por isso, os médicos do Reino Unido foram estão com a instrução de alertar as mulheres sobre os perigos desses contraceptivos.

Os médicos também foram orientados a não oferecer os novos tipos de pílula para aqueles considerados pacientes de maior risco.

Essas pílulas mais recentes são prescritas para cerca de dois milhões de mulheres todos os anos. Elas são tão populares por terem menores chances de causar efeitos colaterais como aumento de peso, dores de cabeça, sensibilidade mamária e crescimento de cabelo.

De acordo com Dr. Peter Swinyard, presidente da Associação de Médicos de Família, estar grávida aumenta muito mais as chances de desenvolver coágulos do que ingerir pílulas contraceptivas.

– Até hoje, eu prescrevia as pílulas Yasmin e Femodene como produtos de primeira linha, por terem menos efeitos colaterais. Hoje, não penso mais assim, mas continuarei a prescrever quando necessário.

Os médicos ainda estão tentando entender a ligação entre as pílulas mais recentes e coágulos sanguíneos graves, mas o que se pensa é que o estrogênio sintético aumenta o risco de desenvolver o problema.

Os hormônios que parecem causar maiores riscos são o gestodeno, desogestrel, drospirenona, etonogestrel e o norelgestromin. Estes hormônios estão presentes em marcas que incluem Evra Patch, Femodene, Dedarel, Katya, Marvelon, Mercilon, Millinette, Sunya, Triadene, Yasmin e Yaz.

 

Fonte: Da redação com informações do r7

OUTRAS NOTÍCIAS