Tempo - Tutiempo.net

Pacientes podem fazer agendamento para tratar e controlar a asma no ProAr

Falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito. São sintomas característicos da asma, doença crônica causada pela inflamação dos brônquios. Somente no Programa Municipal de Controle da Asma e da Renite Alérgica (ProAr) estão cadastrados 5.177 pacientes. Deste total, 2.631 continuam freqüentando.

 

A menos de dois meses para o período de maior incidência da doença – de maio a agosto – quando há mudanças de temperaturas, a enfermeira Alessandra Pereira ressalta a importância de alguns cuidados.

 

“Asma não tem cura, mas pode ser tratada e controlada com o uso da medicação correta e por meio da fisioterapia respiratória”, afirma.

 

Algumas atitudes, diz ela, dentro da própria casa também favorecem para o controle da doença, a exemplo de abrir janelas e portas, evitar cortinas, carpetes e produtos de limpeza com cheiros fortes. “A asma também está associada a problemas alérgicos”, aponta.

 

Conforme a enfermeira do ProAr, a medicação de uso contínuo é fornecida gratuitamente aos pacientes. Outras são disponibilizadas na Farmácia Popular mediante prescrição médica atualizada – válida por 120 dias após a emissão do medico. São remédios padronizados pelo Ministério da Saúde.

 

“Para adquirir a medicação de alto custo, os pacientes são encaminhados para a 2ª Dires, com relatório médico, exames e a receita. São remédios que custam mais de R$ 100”, diz.

 

Para ser atendido no ProAr, os pacientes – adultos e crianças – devem passar pelo clínico na unidade de saúde, que vai solicitar a avaliação do pneumologista. As guias são encaminhadas para a Central Municipal de Regulação, responsável em realizar o agendamento.

 

Além de consultas com pneumologista e distribuição de medicamentos, são oferecidos no programa atendimento com enfermeiro, fisioterapia respiratória, realização de espirometria e orientações e palestras aos pacientes cadastrados.

 

A aposentada Celina Gomes da Silva, 65 anos, faz tratamento no ProAr há seis anos. Ela diz que tem a doença desde criança e faz uso de medicamentos para controlar a doença. “A cada seis meses retorno ao pneumologista. Sigo as recomendações corretamente para tentar ter uma vida normal”, disse.

 

O ProAr funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h, no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Leda, na rua Geminiano Costa, no centro.

 

 

Fonte: Com informações da Secom PMFS/ Foto: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS