Tempo - Tutiempo.net

Parque da Independência é fechado por causa da febre amarela em SP

Marcelo Gonçalves

O Parque da Indepedência, na zona sul da cidade de São Paulo, será fechado nesta terça-feira (27) pela SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente). A decisão foi tomada após ter sido confirmada a causa da morte de um macaco do tipo sagui por febre amarela na região. A reabertura está prevista para 30 dias.

“É preciso que os munícipes se conscientizem de que a única forma de vencermos o vírus da febre amarela é nos vacinarmos. O vírus continua circulando pela copa das árvores e a vacinação é a única maneira de nos protegermos. Antes de ingressar em um parque, espere pelo menos 10 dias após a vacinação”, alerta o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro.

O prazo de 10 dias é uma recomendação da Secretaria Municipal da Saúde, pois é o tempo necessário para o munícipe estar imunizado contra o vírus, para frequentar os parques sem risco de infecção.

O local terá faixas de alerta com relação ao risco da doença, enquanto a SMS (Secretaria Municipal da Saúde) intensifica a campanha de vacinação no bairro, por meio da conscientização nas redes sociais. O parque tem previsão de reabertura para o dia 27 de abril, sexta-feira. A recomendação é a de que, neste período, moradores e frequentadores do local que ainda não tenham se vacinado procurem uma unidade de saúde.

Na última segunda-feira (19), a SMS disponibilizou a vacina contra a febre amarela em todas as unidades de saúde do capital. Assim, a campanha, que já abrangia 54 distritos, foi ampliada para as 466 salas de vacinação dos 96 distritos da capital e segue até 30 de maio.

Desde setembro de 2017 até o dia 15 de março, 5.837.122 pessoas receberam a dose da vacina contra a febre amarela, o que representa uma cobertura de quase 49,9% da população. Esta ampliação de unidades e o calendário atual permitirão que a vacinação ocorra de forma tranquila, sem necessidade de correria aos postos. “Não há motivo para pânico ou formação de filas de madrugada, pois a dose estará disponível para todos e por um período razoável de tempo. Já conseguimos uma boa cobertura em regiões como a Norte e Sul e esperamos ampliar a imunização nas outras áreas da cidade com a expansão da campanha”, destaca Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde.

Para receber a vacina, o usuário deverá comparecer à UBS com documento de identificação e, se possível, o cartão SUS e de vacinas. O atendimento será realizado levando em conta a capacidade operacional de cada unidade. “Em caso de alguma unidade receber demanda acima do esperado ou da sua capacidade, poderá recorrer sim à distribuição de senha”, explica Pollara.

 

Plínio Aguiar

OUTRAS NOTÍCIAS