Tempo - Tutiempo.net

Projeto de lei incentiva doação de órgãos na rede estadual de ensino

Incentivar na rede pública estadual de ensino (escolas e universidades) a doação de órgãos e tecidos para transplantes. Tema de projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o assunto foi discutido na terça-feira (24), em audiência pública, na Comissão de Saúde e Saneamento do Poder Legislativo Estadual, com a participação de parlamentares e representes de órgãos públicos e da iniciativa privada.

 

A iniciativa tem apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da coordenação da Central Estadual de Transplante (Coset). A intenção é realizar, sempre na última semana de setembro, ações educativas, conscientização e incentivo à doação de órgãos, simultaneamente, nos estabelecimentos de ensino do estado, entidades de classe e nos diferentes órgãos do poder público.

 

Durante a audiência, o coordenador da Coset, Eraldo Moura explicou como funciona o Sistema Nacional de Transplante e apresentou dados relacionados aos transplantes de órgãos e tecidos na Bahia e no Brasil. Segundo afirmou, a Bahia é o estado que mais avançou no número de transplantes no ano passado.

 

“É importante frisarmos que, quando a sociedade doa, quem recebe a doação é a própria sociedade”, reiterou Moura. Ele enfatizou, porém, que apesar do avanço, o índice de negativa familiar no estado, em 2012, foi de 69,32%, o equivalente a 174 famílias, e que o percentual baiano está acima da média nacional.

 

Fonte: Agecom

OUTRAS NOTÍCIAS