Tempo - Tutiempo.net

Qual a taxa de letalidade do coronavírus?

Imagem de concepção artística mostra unidades de coronavírus Foto: The Wistar Institute

Ainda não há um percentual oficial de letalidade por Covid-19. Até a última atualização desta reportagem, a taxa de letalidade era de 3,5% na China, segundo dados da OMS, e, fora do território chinês, a taxa registrada foi de 1,5%.

A falta de uma taxa consolidada se deve ao fato de as organizações de saúde não terem o registro todos os casos da doença, como os de pacientes que têm o vírus mas não manifestam sintomas, por exemplo.

Para a infectologista Nancy Bellei, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), outro motivo para não existir uma taxa consolidadas é que a pirâmide epidemiológica do vírus ainda não é conhecida.

“Por exemplo, quantas são as pessoas assintomáticas que transmitem a doença, quantos têm o sintoma mas não vão para o hospital, quantos vão para o hospital e internam e, das que internam, quantas vão para a UTI”, explicou Bellei.

Há uma diferença entre taxa de mortalidade e de letalidade de uma doença. A taxa de mortalidade se refere à quantidade de pessoas que morreram por uma doença em relação à população total de um lugar – seja uma cidade, estado, país, ou até mesmo o mundo inteiro.

Já a taxa de letalidade se refere à quantidade de pessoas que morreram por uma doença em relação à quantidade de infectados por ela.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS