Qual a taxa de letalidade do coronavírus?

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email
Imagem de concepção artística mostra unidades de coronavírus Foto: The Wistar Institute

Ainda não há um percentual oficial de letalidade por Covid-19. Até a última atualização desta reportagem, a taxa de letalidade era de 3,5% na China, segundo dados da OMS, e, fora do território chinês, a taxa registrada foi de 1,5%.

A falta de uma taxa consolidada se deve ao fato de as organizações de saúde não terem o registro todos os casos da doença, como os de pacientes que têm o vírus mas não manifestam sintomas, por exemplo.

Para a infectologista Nancy Bellei, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), outro motivo para não existir uma taxa consolidadas é que a pirâmide epidemiológica do vírus ainda não é conhecida.

“Por exemplo, quantas são as pessoas assintomáticas que transmitem a doença, quantos têm o sintoma mas não vão para o hospital, quantos vão para o hospital e internam e, das que internam, quantas vão para a UTI”, explicou Bellei.

Há uma diferença entre taxa de mortalidade e de letalidade de uma doença. A taxa de mortalidade se refere à quantidade de pessoas que morreram por uma doença em relação à população total de um lugar – seja uma cidade, estado, país, ou até mesmo o mundo inteiro.

Já a taxa de letalidade se refere à quantidade de pessoas que morreram por uma doença em relação à quantidade de infectados por ela.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS