Tempo - Tutiempo.net

Rastreamento do câncer de mama chega a oito municípios em janeiro

Câncer de mama

A partir de segunda-feira (11), as mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, dos municípios de São Gonçalo dos Campos, Pé de Serra, Mundo Novo, Capela do Monte Alegre, Irará, Medeiros Neto, Alcobaça e Caravelas vão contar com os serviços de rastreamento de câncer de mama do programa Saúde Sem Fronteiras.

De acordo com a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), até o fim do mês de janeiro, a meta é atender cerca de 11 mil mulheres com a realização de mamografia, exame que permite identificar possíveis casos de câncer de mama na fase inicial.

O atendimento é realizado em seis unidades móveis, tendo como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico ocorrerá em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes.

O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Segunda fase

A segunda fase do programa de rastreamento, que vai atender as mulheres que já passaram pela primeira fase – ou seja, que já fizeram o exame de mamografia e tiveram imagens inconclusivas -, começa também neste mês de janeiro.

Nesta fase, elas passam por consultas com mastologistas, realizam ultrassonografia e, aquelas que tiverem indicação, fazem punção com agulha, para que possam dar início ao tratamento.

Segundo a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), neste início de ano, a segunda fase tem início no período de 19 a 21 de janeiro, com atendimento para as mulheres de Maragogipe e Cruz das Almas.

Nos dias 27, 28 e 28, a segunda fase começa para as mulheres de Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Cronograma da primeira fase:

São Gonçalo dos Campos – 11/01 a 26/01

Pé de Serra – 11/01 a 16/01

Mundo Novo – 18/01 a 28/01Capela do Alto Alegre – 11/01 a 16/01

Irará – 11/01 a 25/01

Medeiros Neto – 11/01 a 19/01

Alcobaça – 21/01 a 27/01/2016

Caravelas – 29/01 a 04

Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)

OUTRAS NOTÍCIAS