Tempo - Tutiempo.net

Reação de Bolsonaro à aprovação da vacina contra covid é constrangedora

Se você se transformar em Jacaré é problema seu

Após a aprovação emergencial das vacinas de Oxford e Coronavac contra a covid-19 no Brasil, realizada na tarde deste domingo, 17, pela Anvisa, a reação mais esperada era a do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Afinal, em todos os país democráticos que já deram início à vacinação, o líder da nação comemorou essa vitória pela saúde.

No Brasil, as coisas são um pouquinho diferentes.

Até a manhã desta segunda-feira, 18, Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre a vacina.

Uma reação absurda e constrangedora para eleitores e não-eleitores do presidente.

Até mesmo o ex-presidente dos EUA e ídolo de Bolsonaro, Donald Trump, comemorou quando a vacina Moderna foi aprovada no país norte-americano.

“Congratulations, the Moderna vaccine is now available!” (Parabéns, a vacina Moderna está disponível), tuitou Trump à época.

O silêncio de Bolsonaro ao início da vacinação no Brasil tem sido bastante criticado nas redes sociais.

Quem tem tirado proveito da situação é o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que esteve à frente de toda a arquitetura do plano de vacinação, não só para seu estado, mas para o Brasil.

Políticos, jornalistas, celebridades e sociedade civil em geral se manifestam para que Bolsonaro rompa o silêncio e incentive a vacinação entre a população.

É importante lembrar que, no momento, o Brasil tem 209.868 óbitos e 8.483.105 casos confirmados de covid-19, com média móvel de morte perto das mil, diariamente.

Maurício Thomaz

OUTRAS NOTÍCIAS