Tempo - Tutiempo.net

Refrigerante de limão ajuda a curar a ressaca, revela estudo

O consumo de refrigerante de limão pode ser uma nova arma para aliviar as náuseas e dores de cabeça que aparecem depois da bebedeira. É o que dizem pesquisadores chineses em estudos publicados no periódico Food and Function do Royal Society of Chemistry.

Pesquisadores da Universidade Sun Yat- Sen, em Guangzhou, na China, analisaram como 57 bebidas diferentes, dentre elas chás e refrigerantes, afetaram a metabolização do álcool pelo organismo.

O trabalho afirma que os sintomas da ressaca não são causados pelo álcool em si, mas pelo trabalho do organismo para decompor o álcool ingerido.

O organismo passa por um processo metabólico composto por dois estágios para decompor o álcool ingerido. Primeiro, o fígado metaboliza o etanol em acetilaldeído e depois transforma esse produto em acetato. Enquanto o acetato não faz mal ao organismo, o acetilaldeído é prejudicial ao fígado e causa os principais sintomas da ressaca: náusea, vômito e dor de cabeça.

Enquanto alguns chás de ervas abrandaram a metabolização, prolongando a ressaca, uma bebida gaseificada conhecida como Xue bi, equivalente na China ao Sprite, acelerou o processo. De acordo com o estudo, o refrigerante de limão alivia a ressaca, pois reduz a exposição do corpo ao acetilaldeído.

Os pesquisadores planejam realizar outro estudo independente para garantir resultados conclusivos.

Fonte: Redação / BBC

OUTRAS NOTÍCIAS