Tempo - Tutiempo.net

Secretaria Municipal de Saúde estabelece parceria com faculdades

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu reunião com representantes das instituições de ensino superior com as quais pretende desenvolver parcerias através de seu campo de estágio. No encontro foram definidas as normas dos convênios e iniciado o planejamento para as ações a serem trabalhadas de forma conjunta em 2014. 

Os contratos envolvem várias categorias profissionais, entre elas, enfermagem, fisioterapia, odontologia, nutrição, psicologia, técnica em enfermagem e radiologia, medicina veterinária, além da área de laboratório das faculdades.

O objetivo dessa aproximação entre a Secretaria de Saúde e o Setor Acadêmico é caminhar lado a lado na elaboração e execução de atividades, que vão cobrir desde a atenção básica em saúde até os projetos mais complexos e de longo prazo.

Alguns programas já são desenvolvidos com recursos próprios, é o caso do Olhar Brasil, Medicamento em Casa e Assistência Domiciliar que devem passar a receber também verbas do Governo Federal. Outra meta é ampliar as atividades na área de Laboratórios Especializados.

Para garantir boas condições de trabalho para os profissionais e usuários do sistema, a prefeitura está fazendo reformas e ampliações na Rede Municipal de Saúde, que no total, conta com 150 unidades.

Os profissionais recém-formados, principalmente os que vão atuar no Programa Saúde da Família, precisam passar por uma capacitação a fim de poder trabalhar com novos medicamentos e vacinas, novos diagnósticos e na prevenção contra doenças. A atualização também é feita na própria Secretaria de Saúde que já iniciou o Calendário de Capacitação 2014, que vai até o final do ano. O trabalho começou com turmas do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), agentes comunitários e de endemias.

De acordo com a secretária Denise Mascarenhas a resposta virá com o bom acolhimento para o usuário, mas “sem esquecer de educar para que as pessoas busquem a assistência na sua própria unidade de saúde” – visando com isso, tirar o foco da emergência hospitalar. Ela lembra ainda que saúde não se faz apenas com a consulta, exames e medicamentos, mas também com cada um buscando um melhor estilo e qualidade de vida.

Participaram do encontro representantes da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), através do Curso de Enfermagem, o diretor geral da FTC, Professor Cristiano Lobo, além da coordenadoria de estágios das faculdades Pitágoras, FAN e FAT.

    

As faculdades que estão se instalando agora em Feira de Santana, segundo a secretária Denise Mascarenhas, também vão ter a mesma oportunidade de estabelecer os convênios e trabalhar os conteúdos voltados para a área acadêmica. “Para isso basta se ajustarem aos projetos. Há espaço para todos e quem ganha com isso é o usuário”, finalizou.

Fonte: Redação com informações da Secom/ Foto: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS