Tempo - Tutiempo.net

Secretaria promoverá a maior mobilização do município contra o câncer de mama

Reunião ocorrida nessa quinta-feira (10) promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, definiu a programação que envolverá mais de cem unidades de saúde de Feira de Santana e será a maior ação de prevenção do câncer de mama já realizada no município, o Outubro Rosa 2013. A iniciativa vai acontecer a partir de segunda-feira (14).

Em todas as unidades de saúde serão realizadas palestras, com o acompanhamento de enfermeiros que realizarão exames. Se for identificada alguma alteração, a pessoa é encaminhada ao médico. Outra ação que fará parte da programação será o Odonto Rosa onde serão oferecidos exames e serviços odontológicos às mulheres.

A mesma estratégia será utilizada em uma ação programada para o Espaço Cultural Marcus Moraes onde serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, uma academia ao ar livre com orientação de educador físico, e paralelamente estarão sendo realizados os exames de mama. Nas policlínicas, as pacientes também serão examinadas durante a espera.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) fará visitas a empresas, com o objetivo de examinar e orientar trabalhadoras. Durante outubro será realizado na Secretaria Municipal de Saúde seminário sobre saúde da mulher, visando reciclar o conhecimento de enfermeiros e demais profissionais sobre o câncer de mama. 

Fonte: Redação / Secom

OUTRAS NOTÍCIAS