Tempo - Tutiempo.net

Será? Cinco sinais de que já poderá ter tido coronavírus

Já teve covid-19 e não sabia

Um dos aspectos mais letais associados ao novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, é que para muitas pessoas, pode ser totalmente assintomático.

No entanto, existem formas de entender se já foi afligido pelo vírus respiratório.

Infelizmente, e ao que parece, ainda teremos um longo caminho para enfrentar o novo coronavírus. Mas, será que já esteve infetado sem ter percebido?

 Apesar de já terem sido divulgadas inúmeras imagens e notícias de pessoas que necessitam de hospitalização e que precisam de ventiladores para conseguirem respirar, a verdade é que nem todos os doentes com Covid-19 adoecem com esse grau de gravidade e muitos nem sequer apresentam sintomas, permanecendo assintomáticos.

Todavia, o seu corpo já pode ter-lhe dado leves sinais de que algo não estava bem com a sua saúde.

Segundo o médico Dominic Pimenta, em declarações à revista Cosmopolitan: “já estamos todos a par dos sintomas típicos da Covid

(febre alta, tosse seca), mas muitos pacientes (até 80%) sofrem de formas ligeiras da patologia ou não experienciam qualquer sintoma”.

“Entretanto, quando os sintomas se manifestam, febre e tosse tosse afetam aproximadamente cerca de 50% a 60% dos pacientes, respectivamente”, acrescentou.

Mas, afinal quais são os sinais de que já pode ter estado infectado com o coronavírus

SARS-CoV-2?

1. Letargia

Se você se sentiu extremamente fatigado durante uma semana ou mais, e mal se consegue lembrar do que aconteceu nesse período de tempo então poderá ter estado infetado

com o vírus.

Mais de 60% dos doentes apontam como um dos sintomas o sentimento de fadiga intensa.

2. Tosse e dor de garganta

É verdade que a tosse e dor de garganta podem ser apenas indicadores de gripe, no entanto também são dois dos sintomas associados à Covid-19.

Mais de metade, 52.2%, dos doentes relatam que esse foi um dos sintomas.

3. Perda de olfato e paladar

Trata-se de um dos principais sinais de alerta de que pode estar ou ter estado infectado

com o vírus, e como tal deve ser testado o mais rapidamente possível e manter-se em isolamento.

4. Dor de cabeça

Se sofre regularmente de dores de cabeça, pode não ter notado diferenças, mas se não é o tipo de pessoa que sofre deste problema com frequência, então talvez já tenha estado infectado

com o SARS-CoV-2.

Estima-se que 70% de todos indivíduos diagnosticados com o novo coronavírus têm experiências de cefaleias.

5. Problemas gastrointestinais

Diarreia e vómitos, são dois sinais menos conhecidos de Covid-19.

Somente 4% dos doentes relatam estes sintomas sem padecerem dos outros sinais mais comuns da patologia, como tosse, febre ou dificuldades respiratórias.

Lifestyle

OUTRAS NOTÍCIAS