Tempo - Tutiempo.net

Sesab lança a Semana de Prevenção às Hepatites Virais

Ações de conscientização acerca da prevenção e diagnóstico das hepatites virais serão desencadeadas em todo o Estado a partir desta semana, quando a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) promove a Semana de Prevenção às Hepatites Virais. A campanha foi lançada no domingo (21), na Arena Fonte Nova, durante o BA-VI, pelo secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e o presidente da Associação Baiana para Estudos do Fígado, o hepatologista Raymundo Paraná.


Solla informou que nos próximos dias, em todos os pólos regionais da Bahia, serão feitos gratuitamente testes rápidos para diagnosticar a doença. Na oportunidade, o secretário convidou a população baiana para participar da caminhada do Porto ao Farol da Barra, que acontecerá neste domingo (28), dia instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.


Um vídeo sobre o assunto foi exibido nos telões da arena, antes do início da partida, alertando o público presente da necessidade de diagnosticar a doença precocemente. Em Feira de Santana, as atividades que visam orientar a população acerca da prevenção e diagnóstico das hepatites virais serão realizadas na próxima terça-feira (30), na rua Barão do Rio Branco, 1.054, centro, onde funciona o Programa Municipal de Hepatites Virais. A programação inclui testes rápidos, palestras e vacinação.


Consideradas doenças silenciosas porque na maioria das vezes não apresentam sintomas, as hepatites virais provocam inflamação do fígado, podendo levar a cirrose e até ao câncer do órgão. A hepatite pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Fonte: Ivana Lima, com informações da Agecom

OUTRAS NOTÍCIAS