Tempo - Tutiempo.net

SP tem leve aumento no número de vacinados contra febre amarela

Edu Garcia

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou na sexta-feira (30) que o número de pessoas vacinadas contra a febre amarela teve um leve aumento em comparação com a semana anterior.

O balanço aponta que 7,3 milhões de pessoas foram vacinadas até o momento em São Paulo, enquanto na semana passada o número era de 7,2 milhões.

Segundo o boletim, houve 401 casos de febre amarela de 2017 até o momento, sendo 148 fatais.

Mairiporã, no interior de São Paulo, é o local com maior número de casos: foram registrados 154 casos e 42 mortes (38,4%). Em seguida, aparece Atibaia (13,2%), também no interior do Estado, com 53 casos da doença e 15 mortes.

Nazaré Paulista é o terceiro local com maior número de infectados pela doença, registrando 21 casos e 9 mortes. A cidade de São Paulo teve 11 casos e 6 mortes até o momento.

A Secretaria informou que continua atuando em conjunto com os municípios para identificar as pessoas que ainda não tenham recebido a vacina durante a campanha de imunização.

Em 2017, 7,4 milhões de pessoas foram imunizadas contra a febre amarela.

São Paulo oferece vacinação neste sábado

Cerca de 70 unidades básicas de saúde estarão abertas para vacinação contra a febre amarela neste sábado (31) na capital paulista. A lista com os locais e horários de funcionamento das UBS pode ser acessada neste link.

As senhas, necessárias para vacinação no início da campanha na cidade de São Paulo, que está sendo realizada desde 25 de janeiro, foram abolidas. Para receber a vacina, é necessário apresentar, apenas, um documento de identificação, o cartão do SUS e a carteira de vacinação.

Não é exigida comprovação de endereço, mas a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que as pessoas se vacinem na Unidade Básica de Saúde (UBS) do próprio bairro.

Quem perdeu a carteira de vacinação pode solicitar uma segunda via na Unidade Básica de Saúde onde foi vacinada. A apresentação da carteira de vacinação com o registro da vacina contra a febre amarela é exigida para quem vai viajar para áreas de risco de transmissão da doença.

Giuliana Saringe

 

OUTRAS NOTÍCIAS