Tempo - Tutiempo.net

Superlotação do Hospital da Mulher foi tema de reunião

 

A superlotação dos leitos no Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS) – Hospital da Mulher – é uma preocupação constante do Governo Municipal. Diante da situação atual, as equipes de enfermaria e administração se reuniram na manhã desta quinta-feira (16) com a presidência da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), para definir estratégias de atendimento.

Com um grande fluxo diário, onde recebe pacientes de municípios pactuados e também os não-pactuados, o HIPS se tornou referência em todo estado com uma assistência de qualidade e UTI Neonatal. Esse fator, segundo a diretora do Complexo Materno Infantil, Charline Portugal, é o motivador do aumento da demanda, que em relação ao mesmo período do ano passado já ultrapassou 20%.

Uma das maiores dificuldades são os atendimentos de pacientes de outras cidades que poderiam realizar o parto no mesmo local. Outro problema muito comum são os casos de abandono dos pacientes por parte dos demais municípios. “Eles chegam, recebem o atendimento e ninguém providencia uma ambulância para buscá-los depois. Muitas vezes o paciente já está de alta médica, mas não tem como voltar para casa”.

No ano passado o HIPS atendeu 18.486 pacientes, com uma média de 1.541 pessoas por mês, e 7.102 internamentos.

Fonte: Redação / Secom

OUTRAS NOTÍCIAS