Tempo - Tutiempo.net

Tecnologia para identificar bactérias e reação a antibióticos em meia hora e desenvolvida por cientistas

O aparelho foi criado por uma equipe da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, e foi divulgado nesta segunda-feira (7) na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos — Foto: Pixabay

A era dos médicos que receitam a seus pacientes antibióticos poderosos enquanto aguardam os resultados do laboratório pode estar chegando ao fim graças a um novo dispositivo que permite resultados em minutos.

Desenvolvido por Pak Kin Wong, professor de engenharia biomédica e mecânica, um novo dispositivo utiliza micro-tecnologia para capturar células de bactérias que podem ser analisadas em um microscópio eletrônico.

O aparelho foi criado por uma equipe da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, e foi divulgado nesta segunda-feira (7) na revista da Academia Nacional de Ciências do país.

Análise mais rápida

O dispositivo permite aos médicos identificar, em apenas 30 minutos, as bactérias presentes na amostra e sua reação ao tratamento com antibióticos, evitando a espera de dias pelos resultados do laboratório.

“Atualmente, prescrevemos antibióticos mesmo sem saber se há bactérias presentes”, disse Wong à AFP. “Esta é uma das coisas que queremos resolver: se podemos determinar rapidamente a existência de uma infecção bacteriana”.

Os pesquisadores dizem que, além de verificar a presença da bactéria, o dispositivo poderá revelar seu tipo, se suas células são esféricas, alargadas ou espirais.

“Este dispositivo determina a existência, mas não o tipo de bactéria que é”, disse Wong. “Mas estamos trabalhando em um enfoque molecular complementar que nos permita identificar as espécies”.

Após encontrar a bactéria, o teste a expõe a antibióticos para observar sua resistência.

“As infecções urinárias são as infecções bacterianas mais comuns, mas 75% dos testes de urina enviados a laboratórios dão negativos. Descartar ou confirmar rapidamente a presença de bactérias em uma concentração clinicamente relevante melhorará de maneira drástica o atendimento ao paciente”.

A expectativa é poder comercializar o dispositivo no prazo de três anos.

 France Presse

OUTRAS NOTÍCIAS