Tempo - Tutiempo.net

Vacinação contra gripe tem início hoje

A Campanha de vacinação contra a gripe teve início nesta segunda-feira (15) e as mais de cem unidades de saúde do município já estão preparadas.

 

A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 84 mil pessoas dos chamados grupos prioritários, que foram definidos conforme os riscos de evolução do quadro gripal.

 

Destas, quase 50 mil são idosos. Também serão imunizadas crianças de seis meses a dois anos, portadores de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, indígenas, grávidas e profissionais da saúde.

 

A novidade da campanha deste ano é a inclusão de puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias) e os presos, entre a população alvo. Os pacientes crônicos podem ir aos postos de saúde e não apenas nos centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica.

 

A população vai ser imunizada contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. A população também vai ser imunizada contra outros dois tipos do vírus influenza: influenza A H3N2 e B.

 

No Dia D, sábado, 20, data da mobilização nacional, haverá concentração de esforço vacinal e mais três postos serão abertos: na Secretaria de Saúde, no Hiper G Barbosa, da Estação Rodoviária, e no Hiper Bompreço, no Boulevard Shopping.

 

Os acamados deverão fazer o agendamento. Para tanto, os agentes de saúde deverão comunicar a necessidade nas unidades de saúde, que farão a programação de atendimento.

Fonte: Redação / Secom

OUTRAS NOTÍCIAS