Wi-Fi pode causar infertilidade masculina

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

Uma pesquisa recente afirma: a radiação das conexões Wi-Fi pode causar infertilidade masculina. Cientistas afirmam ter descoberto uma ligação entre o uso do Wi-Fi e problemas relacionados à infertilidade.

A notícia foi publicada no site Fertility and Sterility. Os estudos que embasaram a descoberta foram feitos por uma equipe de Medicina Reprodutiva Nascentis, da cidade de Córdoba. Segundo os pesquisadores, o sinal de rede sem fio pode aumentar o dano no DNA humano e torná-lo mais vulnerável a complicações, em especial na produção de espermatozóides. Os computadores portáteis com dispostivo de internet sem fio, quando posicionados próximo aos órgãos reprodutores masculinos, podem diminuir a qualidade do sêmen humano.

Os pesquisadores ainda não têm todas as respostas. Eles não sabem, por exemplo, se esse efeito é induzido por todos os dispositivos móveis ligados à rede Wi-Fi, ou que tipo de condições aumentam esse efeito. Para realizar o estudo, a equipe recolheu amostras de sêmen de 29 homens saudáveis e colocou as coletas sob um notebook conectado à internet.

Depois, compararam os resultados com outras amostras armazenadas na mesma temperatura, porém longe do computador. Os resultados mostraram que as amostras expostas ao Wi-Fi apresentaram três vezes mais danos ao DNA do que as outras. O chefe da pesquisa, Conrado Avendano, afirma que a culpa desse resultado é da radiação eletromagnética gerada durante a comunicação sem fio.

Fonte: Redação

OUTRAS NOTÍCIAS