Tempo - Tutiempo.net

Alec Baldwin dispara arma cenográfica e mata diretora em set de filmagem

Uma diretora de fotografia morreu e outro diretor ficou ferido após um incidente ocorrido no set do filme ‘Rust’, faroeste estrelado por Alec Baldwin, 63 anos, que está sendo gravado no estado do Novo México, nos Estados Unidos.

A polícia confirmou à Fox News que o protagonista foi o responsável pelo disparo de uma arma cenográfica.

“Houve um acidente envolvendo uma falha de ignição de uma arma cenográfica”, disse um porta-voz de Baldwin à revista People, sem entrar em detalhes.

Os investigadores informaram que a arma de fogo era usada durante as filmagens quando foi disparada por Baldwin, atingindo a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, e o diretor Joel Souza, 42.

Os detetives buscam descobrir como e qual tipo de projétil foi disparado, disse o xerife responsável pela investigação à Fox News.

O jornal local “Santa Fe New Mexican” informou que o ator foi visto “perturbado e em lágrimas” enquanto falava ao telefone do lado de fora da delegacia após o seu depoimento.

A primeira informação das autoridades após o incidente no Rancho Bonanza Creek indicou que “um indivíduo foi baleado no set”, escreveu o Departamento do Xerife de Santa Fé, em um comunicado à imprensa obtido pela People. Os agentes confirmaram que uma arma cenográfica foi disparada.

A arma cenográfica é semelhante a uma arma de fogo normal, mas não tem a nocividade intencional da arma real correspondente.

No teatro, por exemplo, as armas de “adereço”, como podem ser chamadas, são quase sempre réplicas não operáveis ou têm dispositivos de segurança para garantir que não sejam perigosas. O caso vai para perícia.

A People informou que Halyna Hutchins foi levada de avião para o Hospital da Universidade do Novo México, onde morreu devido aos ferimentos.

Joel Souza, apontado como segunda vítima, recebeu atendimento de emergência no hospital Christus St. Vincent. Um porta-voz do gabinete do xerife responsável pela investigação informou ao The Hollywood Reporter que o quadro é “crítico”.

Ninguém foi detido pelo caso e até o momento não foram apresentadas acusações, segundo a polícia, que está interrogando as testemunhas, de acordo com a agência de notícias AFP.

As gravações do filme foram suspensas por tempo indeterminado. “Rust” é um faroeste estrelado e coproduzido por Baldwin com direção de Joel Souza.

A produção publicou uma nota que “todos os trabalhadores do elenco estão absolutamente devastados com a tragédia” e mandou condolências para a família de Halyna Hutchins.

Outras mortes
Essa não é a primeira vez que um profissional do cinema morre em uma gravação. Já houve casos de atores que foram atingidos de forma semelhante.

Brandon Lee, o filho do ator Bruce Lee, morreu em 1993 durante as gravações do filme “The Crow “ (O Corvo). Ele tomou um tiro na barriga ao filmar uma cena. A arma cenográfica devia estar carregada com bala de festim, mas havia duas balas na pistola.

O ator Michael Massee deu o tiro em Lee, que foi levado para o hospital e morreu depois de 12 horas. As balas de festim não têm pólvora e nem detonador. No set de “O Corvo”, as balas de festim eram feitas pela própria produção do filme.

A arma ainda tinha um cartucho dentro dela e, quando foi feito o disparo com o tiro de festim, essa outra bala saiu do cano da pistola. Ninguém havia checado a arma antes da cena.

O cantor de country Justin Carter morreu após disparar acidentalmente contra si mesmo em 2019. Ele estava gravando um novo clipe em Houston, no Texas, quando tirou uma arma de seu bolso e atirou em seu próprio olho. A arma estava sendo usada no vídeo. Carter, que era considerado uma estrela em ascensão no country, morreu aos 35 anos.

Durante as gravações de “No Limite da Realidade” em 1982, o ator Vic Morrow morreu decapitado quando o helicóptero em cena perdeu o controle. Além dele, dois atores de 6 e 7 anos também ficaram feridos e morreram na hora.

AFP

OUTRAS NOTÍCIAS