O apresentador Marcos Mion foi duramente criticado nas redes após responsabilizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela falta de incentivo a atletas na Olimpíada de Paris-2024.
Em um vídeo longo publicado no Instagram, Mion fez um desabafo sobre as derrotas sofridas por atletas brasileiros durante os Jogos Olímpicos, e internautas apontaram imprecisões nos dados apresentados pelo contratado da Globo.
Internautas ainda lembraram da relação de proximidade que Marcos Mion tem com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que extinguiu o Ministério do Esporte em sua gestão.
“Tá me partindo o coração ver os nossos atletas olímpicos pedindo desculpas por não terem ganhado medalha, por terem perdido. Queridos atletas, parem, por favor. Cabeça erguida!”, começou Mion.
“Vocês só merecem aplausos, vocês só merecem reconhecimento. Se alguém tem que pedir desculpas, é o nosso governo [Lula], que não construiu um histórico, não construiu uma tradição de investimento no esporte, não vocês”, acrescentou.”
O apresentador se baseou em informações de um site não confiável para falar sobre a bolsa dos atletas brasileiros. “A média de salário de um atleta no Brasil em 2024 é de R$ 2.000 por mês, no site salario.com. Mesmo assim, a gente vê em todas as Olimpíadas nossos atletas disputando e ganhando medalhas.
Isso, pra mim, é surreal, mostra o tamanho do coração do povo brasileiro. Mostra que a gente tem muita garra”, disparou.
Em resposta ao apresentador, internautas lembraram da relação de proximidade que Marcos Mion tem com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que extinguiu o Ministério do Esporte em sua gestão.
“Cara, você é burro, desonestou ou irresponsável?”, questionou um internauta. “Mion, por que você não cita que o Governo Bolsonaro extinguiu o Ministério do Esporte e ainda teve corte de investimento para os atletas…
Esquecimento seletivo, hein?”, escreveu um usuário.
“Pare de passar vergonha, cara! O seu ‘minto’ cortou o bolsa atleta e extinguiu o Ministério dos Esportes. O Lula agora retornou o benefício!”, relembrou Denise Mueller.
“Marcos Mion tem 22 milhões de seguidores. Mas usa um site caça clique pra ‘pesquisar’ e opinar sobre a média salarial de atletas olímpicos. É burrice, mau-caratismo ou ambos somados?”, comentou Rogério Tomaz Jr., no X.
“Eu posso estar errado, mas, quando Bolsonaro acabou com o Ministério do esporte, Marcos Mion fez algum tipo de manifestação? Caso tenha feito, ótimo”, ponderou um internauta identificado apenas como Thiago.