Tempo - Tutiempo.net

Com festejos em três pontos da cidade, Governo promove o maior São João da capital baiana

Governador promove o maior São João da capital baiana

Mais uma vez, o Governo do Estado está transformando Salvador no maior arraiá do Brasil durante o São João da Bahia 2024, com festas no Parque de Exposições, no Pelourinho e em Paripe, no Subúrbio Ferroviário.

Durante todo o mês de junho, até o dia 2 de julho, além das atrações de projeção nacional e regional, o Governo também apresenta eventos culturais em bibliotecas e centros sociais urbanos, garantindo a infraestrutura necessária para a realização das festas através das secretarias estaduais e respectivos órgãos.

Com programação extensa e diversificada, as festas contarão com shows de grandes artistas. As atrações foram anunciadas pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (28), durante evento realizado no Parque de Exposições. Na ocasião Jerônimo enfatizou os esforços do Estado para garantir a alegria da festa, que extrapola o Carnaval, já que muitos municípios têm a tradição da festa junina.

“Em quase todos os municípios tem alguma animação, tem ainda aquelas cidades que são consideradas mais turísticas e que tem as festas famosas.

E independente de recursos ou edital para a parte estrutural, a Segurança está garantida em todos os municípios, durante todos os dias, de acordo com a programação de cada um; na área da Saúde, da mesma forma, nós manteremos o padrão da prestação de serviço e ampliaremos a quantidade de plantões, justamente naquelas cidades onde a concentração de gente é maior”, pontuou o governador.

No Parque de Exposições, uma grande estrutura será montada para a realização da festa em três etapas: de 13 a 15 de junho; de 21 a 24, e de 28 de junho a 2 de julho.

Nomes como Luan Santana, Ana Castela, Simone Mendes, Maiara e Maraísa, Heitor Costa, Wesley Safadão, Luiz Caldas, Daniela Mercury, Bell Marques, Timbalada, Durval Lelys, Manu Bahtidão, Henry Freitas, Parangolé, Psirico, Silvanno Salles, Felipe Amorim, Iguinho e Lulinha. Além de outros famosos, como Flávio José, Tarcísio do Acordeon, Nattan, Mari Fernandez, Solange Almeida, Xand Avião, Adelmário Coelho, João Gomes, Thiago Aquino, Dorgival Dantas, Diego e Vitor Hugo, Calcinha Preta, Léo Santana, Estakazero, Nadson O Ferinha e Pablo, que prometem agitar o público.

De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, “a expectativa é de que venham de fora do estado cerca de 1,7 milhão de pessoas para os festejos aqui, e que injetem na economia da Bahia perto de R$2 bilhões, isso vai reflete na geração de emprego e renda”.

Pelourinho

Entre os dias 21 e 24 de junho, o Largo do Pelourinho vai reunir milhares de pessoas para assistir a shows de artistas como Geraldo Azevedo, Armandinho e os irmãos Macedo, Paulinho Boca, Gerônimo, Roberta Miranda, Falamansa, Virgílio, Del Feliz, Tonho Matéria e Bailinho de Quinta. No Largo Pedro Arcanjo, atrações como Filomena Bagaceira, Mulheres Perdidas, Tenyson Del Rey, Val Macambira, Fulô de Mandacaru e Jorge Zarath vão animar o público.

O Largo Quincas Berro D’Água receberá artistas como Sarajane, Márcia Castro, Cangaia de Jegue, Clayton e Romário e Mambolada.

Na Praça Tereza Batista, ecoarão também as vozes de Márcia Short, Adelmo Casé, Seu Maxixe, Dan Valente e Cheiro de Amor. A tradicional Sala de Reboco será montada novamente no Terreiro de Jesus, atraindo o público que gosta de dançar agarradinho o verdadeiro forró pé-de-serra, ao som do Trio Anarriê, Forró Sarakura, Xote de Anjo e outras atrações.

Paripe

O já tradicional São João em Paripe será realizado entre os dias 22 e 24 de junho, levando ao Subúrbio Ferroviário nomes como João Gomes, Thiago Aquino, Raí Saia Rodada, Manu Bahtidão, Priscila Senna, Marcos e Belutti e Escandurras.

A segurança, o conforto e a saúde do público receberão atenção especial das diversas secretarias estaduais e respectivos órgãos. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai investir na proteção dos cidadãos, no Parque de Exposições, no Pelourinho, em Paripe e em Periperi.

Toda a operação de segurança será coordenada através do Centro Integrado de Comando e Controle, que reúne 16 órgãos como as polícias Militar, Civil e Técnica, Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Transalvador, a CCR Metrô, entre outros.

A tecnologia vai estar presente através das câmeras empregadas na operação, incluindo aquelas com capacidade para reconhecimento facial, além de 112 rádios LTE. “As ferramentas tecnológicas são um ponto forte da nossa gestão, serão mais de 450 câmaras em todo estado da Bahia e mais de 30 somente aqui no Parque de Exposição.

Então é um planejamento robusto e integrado para acompanhar todas as ocorrências que possam acontecer na capital e no interior do estado”, detalhou o secretário da SSP, Marcelo Werner.

Será empregado na capital um efetivo de 7.552 servidores, sendo 5.932 PMs, 1.150 bombeiros militares, 291 policiais civis, 95 da polícia técnica e 84 da SSP. Também serão empregadas 495 viaturas, 429 da PM, 39 da Polícia Civil, 16 do Corpo de Bombeiros e 11 da Polícia Técnica.

A PM vai realizar o policiamento ostensivo através de patrulhas a pé, viaturas de duas e quatro rodas, policiamento montado e aéreo.

“Existe uma programação própria para as festas juninas e nosso efetivo está pronto, inclusive com incremento de 1660 policiais militares que estão em formação”, disse o comandante da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho.

A Polícia Civil vai prestar o atendimento e realizar a investigação de crimes praticados no curso da festividade junina. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) atuará com ações preventivas e emergenciais com emprego de Grupos de Bombeiros e viaturas. E o Departamento de Polícia Técnica vai atuar pronta resposta, mediante acionamento da Polícia Civil.

“São João é um período que nós aumentamos a nossa atenção, porque envolve fogos e fogueiras, então a preocupação do Corpo de Bombeiros aumenta, por conta dos riscos de queimaduras, acidentes e incidentes.

Estamos ainda em uma parceria junto à Fazenda e à Polícia Civil, fazendo vistorias em locais de fabrico e vendas de fogos, e prontos para fiscalizar as denúncias de irregularidades”, explicou o coronel Adson Marchesini, comandante do CBMBA.

A festa em Salvador contará com postos de atendimento no Parque de Exposições, Pelourinho, Paripe e no Hospital Geral do Estado, que terá ainda de plantão uma unidade para tratamento de queimados e um centro de atendimento para múltiplas vítimas.

A Hemoba promoverá uma campanha de doação de sangue e realizará ações de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Os plantões médicos e administrativos serão reforçados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e os estoques de medicamentos aumentados.

A secretária da Saúde, Roberta Santana destacou que a Sesab atua em uma ação conjunta do Governo do Estado para garantir a assistência à saúde e o melhor e maior São João da Bahia.

“A gente tem um investimento de R$ 4,5 milhões na Saúde, aplicados em ações de reforço na assistência, com mais de mil plantões nas nossas unidades, com Centros Especiais de Queimados aqui no HGE, em Salvador, e em Santo Antônio de Jesus, temos todo o reforço na assistência”, declarou Roberta.

O Ibametro conduzirá a Operação São João para fiscalizar produtos sazonais e verificar a conformidade na comercialização de fogos de artifício, com uma central de denúncias disponível. A Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDH) manterá um plantão integrado para proteção dos direitos humanos durante os eventos, enquanto a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) desenvolverá ações contra a violência de gênero. A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) vai promover a campanha “São João Não Combina com Racismo”, com distribuição de material educativo.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizará ações educativas e de fiscalização, especialmente entre 21 e 24 de junho, cobrindo a Região Metropolitana, Estrada do Coco, Linha Verde e o interior do estado.

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) estimam um movimento intenso no Terminal Rodoviário de Salvador, com mais de 153 mil passageiros embarcados, atingindo um pico de movimento de embarque acima de 47 mil passageiros no dia 21 de junho.

A TVE garantirá uma cobertura extensa do evento, com 14 dias de transmissões, incluindo mais de 100 shows e 90 horas de transmissão ao vivo pela TV Brasil e no canal do YouTube da TVE Bahia. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) implementará um projeto de coleta seletiva e solidária para catadores de materiais recicláveis.

A Coordenação de Administração dos Centros Sociais Urbanos (CSU), Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CIAC) e Lavanderias Comunitárias Públicas Estaduais (COAD/CSU) também promoverá uma programação junina em Salvador:

– 12 de junho: Arraiá Relicário – CIAC Ondina às 09h;

– 13 de junho: Arraiá do grupo CECIM – Mussurunga às 10h;

– 14 de junho: São João do grupo das mulheres Bernadete Pacífico – CIAC Ondina às 14h;

– 17 de junho: Festa Junina do grupo Nova Vida – CSU Pernambués às 14h;

– 18 de junho: Arraiá do grupo Alegria de Viver – CSU Castelo Branco às 14h;

– 19 de junho: Festa Junina do grupo Fonte de Alegria com apresentação da Quadrilha Sapeca Yaiá – CSU Liberdade às 14h; Arraiá Conviver – CSU Narandiba às 09h; Arraiá das Lavadeiras – Lavanderia Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas) às 14h.

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult) vai promover, durante o mês de junho, o São João nas Bibliotecas, com a seguinte programação:

– 13 de junho: Arraiá Literário, às 14h30 na Biblioteca Pública Thales de Azevedo, em Salvador; Café Junino, às 14h, com os poetas Celeste Farias e Carlos Vidal, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior;

– 14 de junho: Arraiá da BIML, 15h, com os cânticos Salve Óh Antônio!, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato;

– 25 de junho: Sarau Junino, às 15h30, com os poetas Celeste Farias e Carlos Vidal, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Salvador.

Seu Jiló e outras histórias em cordel será a atração no dia 10 de junho, às 10h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato; no dia 11 de junho às 09h30, na Biblioteca Anísio Teixeira; e às 10h e às 15h na Biblioteca Central, nos Barris; As Histórias de Dona Miúda, a Rainha do Forró, serão contadas no dia 11 de junho, às 9h30 na Biblioteca Anísio Teixeira; e às 10h e às 15h na Biblioteca Central, nos Barris. E nos dias 18 e 20 de junho, a atração será Festas de São João, às 10h e às 15h, na Biblioteca Central do Estado da Bahia.

Nos dias 4, 11, 18 e 25 de junho, será realizada a Oficina de Artes de Enfeites Juninos, às 15h na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. No dia 21 de junho, a oficina será realizada às 10h e às 15h na Biblioteca Central, nos Barris.

No dia 3 de junho, será realizado o Sarau de Itapuã, às 19h, na área externa da Casa da Música, em Salvador. O evento é gratuito e de classificação livre.

OUTRAS NOTÍCIAS